a
HomeGravidezSaúdeCampanha Nacional de Vacinação contra a gripe é antecipada
vacinação contra a gripe
vacinação contra a gripe
s

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é antecipada

O governo federal antecipou a data do início da Campanha Nacional de Vacinação 2020 contra a gripe.  Ela será realizada simultaneamente em todas as regiões do Brasil, a partir do dia 23 de março. Idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde formam os dois primeiros grupos a serem vacinados. Confira o calendário abaixo:

vacinação contra a gripe

 

Governo antecipa a data da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

Segundo o Ministério da Saúde, essa antecipação vai ajudar os profissionais de saúde a diagnosticarem mais rápido o novo coronavírus (2019 n-CoV) e também evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado no inverno. 

Inicialmente, a ideia era vacinar gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos. No entanto, a estratégia sofreu uma alteração e os idosos passaram a ser prioridade na campanha de vacinação contra a gripe, já que são o grupo de pessoas mais afetadas por doenças respiratórias e pelo novo coronavírus.

Lembrando que: a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, somente contra tipos de influenza (3 subtipos de vírus da gripe – A-H1N1, A-H3N2 e influenza B). 

Em tempos de coronavírus, a conscientização da população é ainda mais importante! Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, oito estados não conseguiram vacinar 90% do público-alvo estabelecido. Deixaram de se vacinar 3,8 milhões de gestantes e 2,6 milhões de crianças.

Vacinação contra a gripe é segura

O objetivo da campanha de vacinação é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe. Outro fato: o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior e teria muito mais gente ocupando o sistema de saúde se não fosse promovida a campanha. 

Calendário:

23 de março: início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe: Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.

A partir do dia 16 de abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma…).

A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

Dia D acontecerá no 9 de maio. É um sábado onde postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo, em todo o Brasil

 

Leia mais:


Curso de gestante: conheça a Beabá Grão de Gente

Março amarelo: Mês Mundial da Conscientização da Endometriose

Pré-natal: Entenda mais sobre os exames na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário