a
HomeGravidezSarampo na gravidez: como se proteger?
sarampo na gravidez
sarampo na gravidez
s

Sarampo na gravidez: como se proteger?

Não é segredo que, quando o assunto é vacina e remédio, as gestantes devem redobrar a atenção! Para evitar o sarampo na gravidez, as mulheres NÃO podem tomar a vacina, principal forma de proteção contra a doença. 

O motivo é simples: ela é feita com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. Como a imunidade tende a diminuir nesse período, deixando o sistema imunológico mais vulnerável, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. 

A recomendação do Ministério da Saúde que é a mulher tome todas as doses da vacina até um mês antes de engravidar ou verifique na carteira de vacinação se já recebeu alguma dose. Existem três tipos de vacinas:

  • Dupla viral – Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
  • Tríplice viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
  • Tetra viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

sarampo na gravidez

 

Sem a vacina, como se proteger?

As futuras mamães que não se vacinaram devem ser afastadas de pessoas com casos suspeitos ou confirmados. Também há medidas de prevenção contra o sarampo na gravidez, já conhecidas em doenças de transmissão respiratórias, como: limpeza regular de superfícies, evitar locais movimentados como shoppings, teatros e cinemas, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis e fazer a higiene das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel. 

Outro fator importante é que as pessoas em volta da grávida estejam devidamente vacinadas, reduzindo riscos. 

Já tomei a vacina, posso ficar tranquila?

Sim! A gestante que tomou as duas doses da vacina contra sarampo já está protegida e o bebê também. A mamãe transmite anticorpos para o bebê, o protegendo até o sexto mês de vida. 

Caso a mulher receba a vacina e, logo depois, descubra a gravidez, não há motivo para pânico! Basta continuar acompanhando a saúde de pertinho com o obstetra. 

sarampo na gravidez

Quais são os riscos ao contrair sarampo na gravidez?

Durante o primeiro trimestre, o vírus pode causar aborto; a partir do meio da gestação há risco de trabalho de parto prematuro e, no estágio final da gravidez, o sarampo pode causar uma infecção grave no recém-nascido e baixo peso.

Tem dúvidas se já tomou a vacina? Confira essas orientações: 

  • De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses.
  • De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
  • A vacina do sarampo pode aparecer na caderneta de vacinação como SRC (sarampo, rubéola, caxumba), TV (tríplice vital), MMR (measles, mumps, rubella) e DV (dupla viral).

Leia Mais:

Vitaminas e suplementação na gravidez: tudo o que você precisa saber!

O tamanho da barriga de grávida afeta o bebê?

5 sintomas que podem afetar a visão das grávidas

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário