a
HomeGravidezProtetor solar para gestante: um guia completo para as mamães
protetor solar para gestante
protetor solar para gestante
s

Protetor solar para gestante: um guia completo para as mamães

Com o início da gravidez, uma série de mudanças começam na vida da futura mamãe. Uma delas é o uso do protetor solar para gestante, produto que garante um cuidado específico para a pele nessa fase.

Mas será que é necessário substituir o cosmético que era usado antes da gestação? Há riscos de prejudicar o bebê ou causar alergias? E o FPS, será que é maior? Para entender melhor sobre o assunto, preparamos um guia completinho respondendo todas essas perguntas.

protetor solar para gestante

Por que o uso do protetor solar para gestante é tão importante?

O protetor solar para gestante não só ajuda a proteger contra o envelhecimento prematuro e o câncer de pele, mas também ameniza problemas de pele, que tende a ficar mais sensível na gravidez. A exposição ao sol piora o melasma e as manchas escuras favorecidas pelo turbilhão de hormônios desse período. 

A proteção contra raios UV fornecida pelo uso do protetor solar para gestante pode impedir que essas manchas escureçam e se tornem mais visíveis. 

melasma

Como encontrar o melhor protetor solar para gestante?

O primeiro ponto a conferir na hora de comprar um protetor solar para gestante é ver se o filtro é químico ou físico. Durante a gravidez e amamentação, a segunda opção é a mais segura porque barra os raios solares, são hipoalérgicos e ficam sobre a pele, ao invés de serem absorvidos por ela.

Verifique se o produto tem fator entre 30 e 50, além de proteção dos raios UVA e UVB, que caracteriza “amplo espectro”. Também é importante consultar um dermatologista para receitar a melhor opção ou se houver alguma mudança no corpo como manchas e oleosidade. 

protetor solar para gestante

De forma geral, se a gestante tem a pele mais seca, ela deve usar protetores em forma de cremes e loções. Mas, se apresentar pele mais oleosa, pode utilizar protetores com toque seco, em formato de spray e loção.

Por fim, deixe o produto na prateleira se encontrar alguma substância contraindicada na composição. Como alguns ingredientes são absorvidas pelo organismo e podem fazer mal ao bebê, o melhor é evitar. Portanto, suspenda o uso se encontrar na fórmula qualquer uma das substâncias abaixo:

  • 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC);
  • 3-benzilideno cânfora (3-BC);
  • Octocrileno (OC);
  • Oxibenzona;
  • Homosalato;
  • Ácido 4-aminobenzóico;
  • Retinóides.

protetor solar para gestante

De olho no rótulo!

Alguns desses componentes como a oxibenzona, encontrado em muitos protetores solares químicos comuns, é um potencial destruidor hormonal que também pode causar reações alérgicas. Embora não seja claro o risco, é mais seguro usar um protetor solar para gestante que seja mineral à base de zinco ou titânio. Por isso, o melhor é substituir!

A oxibenzona também pode ser encontrada em alguns esmaltes para as unhas, perfumes femininos e masculinos, bases, cremes antirrugas, condicionador e alguns shampoos.

Mas, como identificar? Nas embalagens, a oxibenzona pode ter variações como Oxybenzone, B3, Benzophenone-3, Phenyl- Methanone e Phenylmethanone. 

protetor solar para gestante

Prevenção nunca é demais!

O protetor solar não é a única forma de defesa contra os raios solares prejudiciais. Para evitar grande exposição, o horário indicado para tomar sol é antes das 10h ou após às 16h. 

Se a gestante não conseguir evitar sair somente nos horários recomendados, é importante seguir algumas dicas, como:

  • Usar um chapéu e óculos de sol;
  • Ficar em área sombreada sempre que possível;
  • Aplicar protetor solar de 15 a 30 minutos antes de sair e reaplicar a cada duas horas;
  • Passar o produto no rosto, pescoço e colo diariamente, mesmo em dias nublados;
  • Cobrir a maior parte de pele com roupas leves;
  • Manter-se hidratada.

Outra informação para observar é se o protetor solar tem em sua fórmula componentes químicos com ação repelente. Se for preciso usar um repelente de insetos, o ideal é comprá-lo separadamente e aplicá-lo após o uso do protetor solar.

Com esses cuidados, é possível tomar sol com o seu amor no forninho e ainda absorver vitamina D, super essencial para mamãe e bebê!

grávida no verão

Leia mais:

Grávida no verão: como evitar os desconfortos da estação

A importância da Vitamina D na gestação

Conheça 20 mitos e verdades da gestação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário