a
HomeGravidez10 perguntas que você precisa fazer na primeira consulta pré-natal
primeira-consulta-pre-natal-gestacao-grao-de-gente
primeira-consulta-pre-natal-gestacao-grao-de-gente
s

10 perguntas que você precisa fazer na primeira consulta pré-natal

A primeira consulta pré-natal é, sem dúvidas, um assunto que muitas mamães ficam ansiosas, principalmente as de primeira viagem. Mas, a gente vai te deixar mais tranquila e até preparada para indicar o que você deve perguntar no seu primeiro encontro com o médico após saber da gravidez.

Antes de mais nada: não tenha vergonha de fazer perguntas ao médico, seja qualquer coisa, até mesmo aquela questão que, na sua cabeça, pareça boba. Entenda que nenhuma pergunta é boba ou sem sentido, principalmente quando é a sua primeira gestação. Nada melhor e mais apropriado tirar dúvidas com quem entende do assunto, não é mesmo? O médico está ali justamente para te auxiliar, acompanhar sua gravidez e esclarecer suas dúvidas.

O que perguntar na primeira consulta pré-natal?

Confira abaixo algumas perguntas que você precisa fazer na sua primeira consulta pré-natal.

 

1. Quais são os sintomas mais comuns no início da gestação?

O primeiro sintoma mais comum da gravidez é a ausência da menstruação. Outros sintomas incluem náuseas, enjoos, sonolência, cansaço, aumento da frequência urinária, alteração do apetite, cólicas, inchaço abdominal e corrimento vaginal.

2. O que devo mudar na minha alimentação durante a gravidez?

Para uma gravidez sem preocupações, uma alimentação equilibrada e saudável é o primeiro passo. É importante a ingestão de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A dica é unir os esclarecimentos do seu médico e de uma nutricionista.

Primeira consulta pré-natal: Alimentação balanceada na gravidez

3. Quais exames devo fazer durante todo o pré-natal?

Hemogramas, ultrassonografias, exames de urina e fezes e sorologias infecciosas são alguns deles. Existe uma longa lista de exames na gravidez. Seu médico obstetra explicará detalhadamente a importância de cada um e quando devem ser feitos. Essa bateria de exames serve, basicamente, para monitorar o estado de saúde da mãe e do bebê.

4. Posso praticar exercícios físicos durante a gravidez?

Mamães sem contraindicação podem e devem praticar exercícios durante a gravidez. A prática de atividade física ajuda a melhorar a respiração, diminui inchaços, ameniza dores nas costas e fortalece a musculatura para o trabalho de parto. Mas, claro, sempre peça orientação ao médico.

Grávida praticando alongamento

5. Como calcular o tempo de gravidez em semanas e meses?

Essa é uma das perguntas mais comuns, e no começo, pode gerar algumas dúvidas e confusão. Você deve anotar a data da última menstruação. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida. Confira abaixo a tabela para saber a relação semana e meses:

Gravidez: Semanas e Meses

6. De quanto em quanto tempo preciso fazer uma nova consulta?

As consultas pré-natal devem seguir uma periodicidade. Geralmente, as visitas ao obstetra são mensais até o sétimo mês. Após a trigésima semana, o indicado é consultar-se a cada 15 dias. A partir do último mês de gestação, a recomendação é que sejam realizadas consultas semanais.

7. Sexo durante a gravidez está liberado?

A relação sexual é bem-vinda, exceto em casos onde a grávida esteja com sangramentos ou contrações. Com base no seu quadro clínico, o médico pode ou não liberar o sexo na gravidez.

8. Quantos quilos é normal ganhar durante a gravidez?

Não existe número exato. Cada gestação é diferente e vai depender de uma série de fatores. De modo geral, o ideal é que o peso adquirido durante toda a gestação seja entre 8 e 12 quilos.

Primeira consulta pré-natal: quantos quilos vou engordar

9. Quando posso saber o sexo do bebê?

É possível saber o sexo do bebê a partir da 10ª semana, por meio do exame de sangue conhecido como sexagem fetal.

10. Quais são os contatos do médico em caso de emergência?

Fique à vontade para perguntar os contatos do seu médico obstetra logo na primeira consulta pré-natal, afinal, ele vai te acompanhar durante toda a gestação.

Esse é um roteiro de perguntas que você pode fazer na sua primeira consulta pré-natal. E é como a gente já mencionou, não tenha vergonha de perguntar o que quiser. Aproveite o tempo da consulta para esclarecer todas as suas dúvidas. 

O Guia da Gestante

Você sabia que a Grão de Gente possui uma plataforma de cursos 100% on-line sobre maternidade? Na Beabá, temos cursos completos de diversos assuntos: gravidez, parto, pós-parto, amamentação, nutrição e cuidados com o bebê.

No Guia da Gestante você pode esclarecer essas e outras dúvidas com as dicas e informações do ginecologista e obstetra Gilberto Mello. Dessa forma, você se torna uma grávida mais segura, bem informada e empoderada, pronta para viver um dos momentos mais incríveis na vida de uma mulher. Clique na imagem abaixo e conheça o guia!

O Guia Completo da Gestante

Leia mais:

Pré-natal online é suporte para grávidas na pandemia: entenda como funciona

Entenda mais sobre os exames na gravidez

Saúde bucal na gestação deve fazer parte do pré-natal

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário