a
HomeGravidezPré-natal: Entenda mais sobre os exames na gravidez
exames na gravidez
exames na gravidez
s

Pré-natal: Entenda mais sobre os exames na gravidez

É sempre necessário se cuidar, estar em dia com a saúde e com a periodicidade nas consultas médicas, mas, depois que o teste de gestação deu positivo, essa preocupação se torna ainda maior! É hora de fazer o pré-natal e entender tudo que é essencial entre os exames na gravidez.

O ginecologista e obstetra Gilberto Mello participou de uma transmissão ao vivo em nossas redes sociais e tirou as principais dúvidas de grávidas, tentantes e mamães de primeira viagem sobre os principais exames na gravidez e demais cuidados. Vamos entender tudo que é preciso para garantir uma gestação e um nascimento tranquilos e saudáveis para a mãe e o bebê?

Exames na gravidez – Cuidados essenciais

O ultrassom permite que a família saiba o sexo do bebe já com 16 semanas de gestação. O morfológico, por outro lado, vai além. Ideal que seja feito entre 20 e 24 semanas de gravidez, ele possibilita a avaliação do tamanho e do funcionamento dos órgãos internos do bebê, de forma a entender se o desenvolvimento está ocorrendo dentro do esperado.

“Poucos problemas morfológicos são resolvidos na gestação, mas há uma preparação para quando o bebê nascer, caso seja necessário algum procedimento. O morfológico ajuda que o nascimento aconteça em local adequado e com a ajuda de um especialista indicado para determinado problema”, explica o Dr. Gilberto.

exames na gravidez

O ultrassom morfológico tem papel importante para acompanhar o desenvolvimento dos órgãos internos do bebê.

Outra dúvida levantada pelas mamães foi sobre a importância da ultrassonografia com doppler. “O exame é ideal para saber se o bebê está recebendo sangue adequadamente. O melhor é fazê-lo entre 28 a 36 semanas de gravidez para saber se o bebê está sendo bem oxigenado”, destaca.

O ecocardiograma fetal, no entanto, não está entre os principais exames na gravidez e só é indicado quando a gestante tem mais 32 anos e histórico de cardiopatia. Além disso, só é feito quando não foi possível definir bem o coração do bebê por meio do ultrassom morfológico.

Vacinas

O ginecologista e obstetra frisou que vacinas contra o tétano, coqueluche e hepatite B estão entre as principais que as gestantes devem tomar, sempre a partir das 12 ou 16 semanas de gestação.

Embora o momento seja de campanha de vacinação contra a febre amarela, grávidas precisam estar atentas. “Como se trata de um vírus atenuado, não é indicada para gestantes. O ideal é que as mamães se previnam com repelentes e evitem as áreas de risco. No pós-parto, a vacina pode ser tomada depois dos seis meses”, alerta o médico.

Quer saber todas as dicas e dúvidas tiradas pelo ginecologista e obstetra Gilberto Mello? Veja todas as perguntas respondidas pelo médico no vídeo da transmissão ao vivo em nossas redes sociais!

 

Leia mais

Gravidez: exames básicos no pré-natal

Exames por imagem na gravidez: quais fazer?

O pré-natal é fundamental para a saúde do bebê e da mãe

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • estou gravida aos 40 anos, ja tenho um filho de 20 anos , quais os cuidados que devo tomar

    4 de fevereiro de 2018
  • É necessário tomar enjeçao para o bebê com 33 semanas de gestação. Se não tomar?

    4 de fevereiro de 2018
  • É necessário que eu tenha que tomar enjeçao para o bebê. São duas aplicações , não suporto enjeçao.
    Estou com 33 semanas gestão. Não gostei? Tenho mesmo que tomar.

    4 de fevereiro de 2018
  • Eu estava grávida deva 4 meses quando tomei a vacina contra a febre amarela não sabia que não podia tomar só que quando fui tomar levei o cartão do pré natal mesmo assim a infermeira falou que não tinha problema tomar agora tô de 5 meses mas com muito medo por q ninguém do posto sabe denada oque faco

    4 de fevereiro de 2018

Deixe um comentário