a
HomeBebêMãos do bebê podem indicar estado emocional
mãos do bebê
mãos do bebê
s

Mãos do bebê podem indicar estado emocional

Já olhou para as mãos do bebê hoje? Elas podem dizer muito! Apesar do recém-nascido ainda não falar, ele pode dar pistas sobre o seu estado emocional no momento. 

Além do choro, os gestos com as mãozinhas ajudam a identificar quando ele está com fome, irritado, satisfeito ou com sono. Para tentar decifrar esses sinais, reunimos as principais dicas para você aprender a interpretar a linguagem corporal do seu filho.

mãos do bebê

As mãos do bebê também comunicam!

Um dos maiores desafios dos pais de primeira viagem é entender o que o bebê quer. Ele pode estar com fome, fralda suja, frio, sono, cólica, entre outros incômodos.

Estudos mostram que nem todas as crianças se expressam da mesma maneira, mas a maioria costuma ter um padrão de comportamento para se comunicar. Confira:

Mãos fechadas = fome ou estresse

Seu filho parece pronto para entrar em um ringue? Os papais podem estranhar, mas os recém-nascidos ficam com os punhos fechados a maior parte do tempo. 

mãos do bebê

Isso acontece porque o movimento das mãos do bebê ainda estão em desenvolvimento. Essa é a explicação pela qual os pequenos seguram o dedo de um adulto com força. 

Eles começam a abrir a mãozinha a partir da oitava semana de vida. Após esse período, quando os bebês continuam fechando a mão, pode ser um sinal de fome ou estresse. Outros comportamentos também indicam que ele está desejando se alimentar, como:

  • Acordar e começar a murmurar;
  • Abrir a boca e virar a cabeça de um lado para o outro, buscando o seio;
  • Quando começam a chutar ou se movimentar de forma agitada;
  • Quando levam a mão na boca. 

mãos do bebê

Mãos do bebê relaxadas = saciedade e satisfação

Conforme os pequenos mamam e a fome é saciada, as mãos do bebê começam a afrouxar lentamente, relaxando a palma da mão. Isso significa que eles já se alimentaram o suficiente e estão satisfeitos.

#Dica: Quando estiver amamentando, observe o ritmo de sucção do pequeno. Assim como abrir a mão, ele irá parar de sugar quando estiver cheio.

Essa é a hora da fofura! Eles estarão felizes e podem querer brincar e interagir com o contato visual. Como lidar? ❤

mãos do bebê

mãos do bebê

Mãos do bebê na orelha = descobertas e sono

A princípio, quando as crianças começam a mexer nas orelhas, significa que elas descobriram mais uma parte do corpinho! Demais, né?

Os papais devem ficar atentos apenas quando os primeiros dentes estiverem nascendo e os pequenos reagirem puxando as orelhas. Uma maneira de aliviar esse desconforto é oferecer um mordedor. 

Além de bocejo e olhar parado, eles também usam as mãozinhas para esfregar as orelhas e demonstrar que é hora de dormir ou tirar uma soneca. 

mãos do bebê

Como é aí em casa? Seu filho também mostra esses sinais?

Leia mais:

Higiene infantil: entenda a importância de lavar as mãos

Linguagem de sinais para bebês: saiba como se comunicar melhor com o seu filho

Segura esse beijinho! Saiba por que não se deve beijar o bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário