a
HomeGravidezPor que os bebês chutam dentro da barriga?
shutterstock_345823097
shutterstock_345823097
s

Por que os bebês chutam dentro da barriga?

Sentir o bebê dar chutinhos é uma das delícias que só as grávidas podem aproveitar! Principalmente depois de saber que isso é sinal de que está tudo bem com nossos grãozinhos de gente, não é verdade? Mas você já se perguntou por que os bebês chutam dentro da barriga? A gente explica!

 

Por que bebês chutam dentro da barriga?

Por que os bebês chutam dentro da barriga?

Tem mamãe que ama, e tem mamãe que se incomoda quando os bebês chutam na barriga, especialmente quando parece que tem um lutador de boxe ou jogador de futebol lá dentro da barriga! Mas a verdade é que os chutinhos do bebê são um ótimo indicativo de que os pequenos estão se desenvolvendo de forma saudável. Então, se a partir das 18 ou 20 semanas, seu pequeno está chutando bastante, pode comemorar!

O motivo por trás dos movimentos é que eles fazem parte do desenvolvimento neuromotor dos bebês. A movimentação começa cedo, mas leva um tempinho para a mãe começar a sentir os famosos chutinhos.

 

Bebês chutam até depois de nascerem!

Por que os bebês chutam dentro da barriga?

De acordo com especialistas em neuropediatria, esses atos reflexos acontecem desde a barriga até os primeiros meses de vida dos bebês, que estão em fase de maturação do sistema nervoso central nesse período. O processo é muito rápido, e até o primeiro ano de vida costuma estar completo.

Aos poucos, as células nervosas formam sinapses, aumentando a comunicação entre elas, além de ganharem uma capa protetora de mielina, uma substância gordurosa. Isso faz com que a condução dos impulsos nervosos seja mais eficiente. Quanto mais perto as células estiverem de estarem totalmente formadas, menos os bebês chutam.

 

Quando o bebê começa a mexer?

Por que os bebês chutam dentro da barriga?

Nas primeiras semanas de gestação, os fetos têm bastante espaço, e por isso pode ser que você não sinta nenhuma movimentação. Conforme o bebê cresce, o espaço lá dentro vai diminuindo, e você começa a sentir leves movimentos, e pode até confundir as mexidinhas com gases. Já nos últimos meses de gestação, os chutes são bem mais evidentes, e é possível até ver o bebê se mexer na barriga!

Lembre-se de que qualquer mudança brusca no comportamento do bebê deve ser comunicada ao seu médico de confiança!

Quer saber mais sobre as mexidinhas do bebê dentro da barriga? O Dr. Gilberto Mello conversou com a gente no Palavra do Especialista, confira aqui!

 

Leia mais

Tudo que você precisa saber sobre os chutes do bebê na gravidez

Quando o bebê vai mexer pela primeira vez?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Olá eu sou a kellma,estou com 17 semana e sinto bastante os chutes do meu grão zinho

    6 de janeiro de 2019
  • Tenho um filho de 12 anos e pra minha surpresa descobri que ia ser mamae novamente Estou com 18 semanas ainda não consegui vê o sexo do bebê 3 ultras pernas fecha a torcida e uma menina

    17 de janeiro de 2019
  • olá tenho 35 anos tenho um filho de 15 anos e estou gravida de 7semanas estou muito agradecida por esse presente de Deus na nossa vida‍‍‍

    28 de fevereiro de 2019

Deixe um comentário