a
HomeGravidez10 motivos para praticar pilates na gravidez
Pilates na gravidez
Pilates na gravidez
s

10 motivos para praticar pilates na gravidez

Você sabia que o pilates é uma das melhores opções de exercício físico que existe? O método surgiu no início do século passado e tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. São tantos benefícios que ele proporciona que para as gestantes não seria diferente. A prática do pilates na gravidez é uma alternativa de atividade sem impacto que auxilia no desenvolvimento da gestação, além de ser um ótimo aliado no alívio dos possíveis desconfortos que essa fase pode trazer.

Pilates na gravidez

Separamos abaixo os 10 principais motivos para você praticar pilates na gravidez. Mas lembre-se: a realização de atividades físicas deve ser autorizada pelo seu obstetra.

Conheça as 10 razões para praticar pilates na gravidez

1- Boa postura

Praticar pilates na gravidez ajuda a mamãe a manter uma boa postura, fortalece a região abdominal e os músculos. 

2- Redução de dores

Com a melhora da postura, o pilates reduz consideravelmente as queixas de dores na gravidez. A dor nas costas, uma das mais comuns, que acontece pelo sobrepeso que o bebê traz, acaba sendo reduzida com a prática do pilates.

3- Qualidade de sono

Não é novidade que praticar exercícios melhora a qualidade de sono. E não seria diferente com o pilates. Com uma boa noite de sono, após um dia de prática de pilates na gravidez, a gestante ganha qualidade de vida e aumento da energia diária.

4- Músculos pélvicos fortalecidos

Um dos motivos devido à procura do pilates na gravidez, é o fortalecimento dos músculos pélvicos, que mais tarde, facilita o parto. As mamães adoram o uso da bola como elemento na prática, que ao sentar e fazer movimentos rotatórios ajudam a aumentar a dilatação.

Pilates na gravidez

5- Aumento da resistência física

Parece que o pilates é apenas um exercício simples de alongamento, mas saiba que não! São vários tipos de atividades que incluem a prática, e com certeza, há um aumento na resistência física, alcançando maior agilidade e controle do peso.

6- Melhora na respiração

Quando você começa a praticar pilates, o primeiro exercício é, sem dúvidas, em relação à respiração. O pilates na gravidez te auxilia a respirar melhor, de maneira controlada. É um tipo de respiração indicada para quando a grávida estiver com contrações, como também durante o parto.

7- Melhora a circulação sanguínea

Você sabia que o pilates cria uma “irrigação” de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo? As diversas posições da prática proporciona isso ao organismo. 

8- Relaxamento e bom humor

Sem se exercitar exaustivamente, a mulher fica mais relaxada com o pilates na gravidez, já que é um exercício que conta com diversos alongamentos e movimentos relaxantes.

9- Convivência com outras grávidas

Se você optar por fazer aulas de pilates na gravidez com a companhia de outras grávidas é um ponto super positivo! A convivência com outras mamães pode fazer você se sentir mais segura ao trocar experiências.

Pilates na gravidez

10- Recuperação pós-parto

Além de fazer um bem enorme durante a gestação, a prática do pilates na gravidez proporciona uma ótima recuperação pós-parto. E caso não haja contraindicação, a mulher pode continuar praticando para recondicionar os músculos, recuperar a forma física e evitar depressão.

Além do pilates, caminhadas e yoga são atividades que ajudam no condicionamento físico e também são opções sem impacto que exploram a concentração e a consciência corporal.

IMPORTANTE: como já mencionamos no começo da matéria, a prática do pilates na gravidez ou outros exercícios devem ser autorizados por seu obstetra. Gestantes com alteração na pressão arterial, que apresentaram sangramento ou deslocamento de placenta não podem fazer qualquer tipo de atividade física sem autorização prévia.

Caso esteja em uma gestação totalmente saudável e sem restrições médicas, o pilates pode ser uma opção de exercício para ficar mais relaxada e claro, ajudar a ter um bom parto. Cuide-se!

▶Play: veja a dica do Dr. Gilberto Mello sobre a atividade física na gravidez

Dr. Gilberto Mello é ginecologista e obstetra. Com mais de 30 anos de experiência e mais de 100 mil gestantes atendidas, é apaixonado pela forma humanizada do nascimento e tem a certeza de que a mulher deve ser a protagonista desse momento tão especial. Formado pela UNESP/Botucatu e especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da USP, Gilberto tem uma linguagem simples e didática de passar informação.

A Beabá Grão de Gente

A Beabá é a nossa plataforma de cursos 100% online! Temos conteúdos exclusivos sobre diversos temas, como gestação, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, desenvolvimento do bebê e nutrição. Nossos cursos são ministrados pelos melhores especialistas de cada assunto! Conheça! Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais!

Beabá Grão de Gente

Leia mais:

Dicas de como se preparar para o parto normal

10 perguntas que você precisa fazer na primeira consulta pré-natal

5 dicas para aumentar a imunidade na gestação

 

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Instagram | Pinterest | TikTok | Youtube

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário