a
HomeGravidezPés de grávida: alteração no número do calçado pode ser permanente
pés de grávida
pés de grávida
s

Pés de grávida: alteração no número do calçado pode ser permanente

Está grávida e pulou o sapato 36 para o 37? Saiba que isso não só é considerado comum, como também pode ser permanente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, os pés de grávida podem ter o seu tamanho alterado para sempre. 

Durante meses, os pesquisadores analisaram um grupo de 49 grávidas. Elas tiveram os pés medidos no primeiro trimestre da gestação e, depois, cinco meses após o parto. O resultado apontou que 70% delas ainda estavam com os pés mais compridos e largos mesmo após o bebê nascer. 

A alteração variou entre 2 e 10 milímetros, o equivalente a, aproximadamente, um número do calçado. Vamos entender o porquê isso acontece?

pés de grávida

Pés de grávida aumentam em tamanho por vários motivos

O motivo para a alteração permanente no número de calçado das mamães tem explicação científica: durante a gestação, o corpo da mulher produz um hormônio que relaxa os ligamentos de todas articulações, o que acaba resultando no aumento do comprimento dos pés. 

Nas gestantes que têm os pés planos, chamados de “chatos”, a mudança pode ser ainda mais severa, já que com essa frouxidão, os pés também ficam mais largos. Além do aumento no comprimento e na largura, eles ainda podem ficar mais “altos”, principalmente quando eles têm bastante gordura.

Pés de grávida aumentam na 1° gestação

De acordo com esse trabalho, só a primeira gestação causa mudanças tão significativas na estrutura dos pés. Então, fique tranquila: se isso já aconteceu com você na primeira vez que teve um bebê, a tendência é que seus pezinhos permaneçam do jeito que estão na próxima gravidez.

pés de grávida

Inchaço na gravidez pode interferir

Quando a mulher engravida, ocorrem alterações de níveis hormonais que dilatam os vasos sanguíneos e facilitam a passagem de líquidos do interior dos vasos para fora do sistema circulatório. 

Além disso, no último trimestre da gravidez, acontece a compressão do útero sobre as veias da pelve, o que diminui o retorno venoso dos membros inferiores para o coração. Vale lembrar que o inchaço exagerado em apenas uma das pernas é um sinal claro para procurar um médico o mais rápido possível.  

pés de grávida

Como melhorar os pés de grávida

Repousar é uma das melhores formas de diminuir o inchaço. Mais saiba que a posição desse descanso também influencia, pois ficar sentada, por exemplo, aumenta a compressão nas veias e prejudica ainda mais a circulação. Além disso, outras atitudes são fundamentais como:

  • Praticar exercícios físicos: eles melhoram a circulação, já que a contração da panturrilha impulsiona o sangue para cima;
  • Usar meias elásticas: o uso desse acessório é aconselhado por vários profissionais, pois deixa a musculatura mais firme e pressiona os vasinhos a fazerem uma melhor drenagem;
  • Massagens e drenagens linfáticas: com efeito imediato e passageiro, ajudam a desinchar um pouco os pés e as pernas;
  • Evitar o ganho exagerado de peso: manter uma dieta com baixa ingestão de sal e tomar bastante água são medidas super importantes. Os alimentos ricos em gordura e industrializados também devem ficar fora do cardápio. 

pés de grávida

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

Tudo sobre o ganho de peso ideal na gestação

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez

Trombofilia na gravidez: tudo sobre as “picadinhas de amor”

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Como explicar a diminuição dos pés pós gravidez? Será que sou só eu?
    Meu número era 34/35 e foi para 33.

    23 de agosto de 2018
  • Realmente é verdade é aconteceu comigo, do número 36 foi para o 37, tive que substituir todos os meu calcados.

    13 de setembro de 2020

Deixe um comentário