a
HomeGravidezPerda de líquido amniótico na gravidez: o que fazer?
líquido amniótico
líquido amniótico
s

Perda de líquido amniótico na gravidez: o que fazer?

Fundamental para envolver o bebê e preencher a bolsa, o líquido amniótico desempenha um papel vital durante a gravidez! 

Geralmente, esse fluido sai quando a mulher entra em trabalho de parto mas, às vezes, pode aparecer na calcinha de forma prematura, fazendo as mamães se perguntarem se é mesmo o líquido amniótico, um corrimento vaginal ou até mesmo urina. 

líquido amniótico

Qual é o papel do líquido amniótico?

A principal função é proteger o bebê enquanto ele cresce dentro do útero. Além disso:

  • Amortece e permite que o bebê se mova;
  • Ajuda no desenvolvimento de cada parte do corpinho;
  • Mantém a temperatura regulada;
  • Ajuda a prevenir infecções;
  • Deixa o cordão umbilical flutuando livremente para receber os nutrientes.

Você sabia que a gestante começa a produzir líquido amniótico super cedo, cerca de 12 dias após a concepção? Na primeira metade da gravidez, ele é composto apenas de água do corpo da mãe.

líquido amniótico

Durante a segunda metade da gravidez, ele é produzido a partir da urina do bebê. Por mais estranho que pareça, é fundamental que o pequeno aprende a respirar, engolir, filtrar líquidos pelos rins e fazer xixi.

Já deu para perceber o quanto o líquido amniótico é importante para o desenvolvimento do bebê né? Por isso, quando ele vaza ou está em nível abaixo do esperado, pode ser preocupante. 

Quais as possíveis alterações no líquido amniótico?

O líquido amniótico pode ser produzido em quantidade menor à necessária (oligodramnia), o que prejudica principalmente o crescimento do bebê e o desenvolvimento dos pulmões, ou pode ser produzido em excesso (polidramnia), distendendo o útero e podendo levar ao parto prematuro.

Vale ressaltar que, na maioria dos casos, bebês oligodrâmnios e polidrâmnios nascem perfeitamente saudáveis, sendo necessário apenas um acompanhamento da gravidez mais de perto com o obstetra para que tudo corra bem.

líquido amniótico

Níveis normais do líquido amniótico

Geralmente, as mulheres têm entre 500 e 1000 ml de líquido amniótico, embora os níveis normais possam variar de acordo com a idade gestacional. O trabalho de parto pode começar quando os níveis de líquido amniótico diminuem. 

Mas, para avaliar se é de fato o líquido escapando ou apenas urina, utilize um absorvente e verifique os sinais que diferenciam um do outro:

  • O líquido amniótico é claro ou incolor, já a urina é amarela clara;
  • O cheiro da urina ou o corrimento vaginal podem ter odor mais forte;
  • O fluxo de vazamento não para tão rapidamente quanto a urina.

E quando a bolsa amniótica se rompe antes do tempo?

Antes das 37 semanas, o rompimento da bolsa amniótica coloca em risco a vida do bebê, aumentando o risco de prematuridade e necessitando de acompanhamento médico. 

As causas mais comuns para essa ruptura são traumas externos, estresse, excesso de exercício físico, infecções urinárias, inserção baixa da placenta e posicionamentos incomuns do feto.

líquido amniótico

Esse vazamento está associado a certos riscos como infecções para mãe e bebê, placenta se descolando do útero e problemas do cordão umbilical. Mas fique tranquila! Com o acompanhamento correto, a placenta e a bolsa amniótica continuam a produção do líquido, mantendo um certo equilíbrio entre os ganhos e as perdas. 

O que fazer quando há perda de líquido amniótico prematuro?

Uma vez identificado o rompimento, a mulher deve procurar um serviço de saúde, ficar de repouso, manter o corpo bem hidratado, ser monitorada e seguir quaisquer outras recomendações médicas para o seu bem-estar e do bebê.

Como a queda do líquido amniótico pode ser causado por condições preexistentes como pressão alta ou diabetes, também é importante o tratamento dessas condições para melhorar o quadro de forma geral.

“A bolsa estourou, e agora?” Dê o play abaixo e saiba mais sobre o início do trabalho de parto com o Dr. Gilberto Mello!

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

O tamanho do bebê influencia na hora do parto?

Tudo sobre o ganho de peso ideal na gestação

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário