a
HomeGravidezParto e Pós-PartoParódia de “Paradinha” para incentivar parto normal viraliza [Agachadinha-a-a-a]
capa-corte-video-parto-normal-agachadinha-parodia-1
capa-corte-video-parto-normal-agachadinha-parodia-1
s

Paródia de “Paradinha” para incentivar parto normal viraliza [Agachadinha-a-a-a]

A hora do parto é quando as mamães ficam mais tensas, e toda a atenção fica voltada para o bem estar delas. Já pensou se esse momento pudesse ficar mais descontraído com uma dança? Foi o que uma equipe médica de Santos-SP fez! A música “Paradinha” da cantora Anitta, se transformou em “agachadinha” em um vídeo que viralizou nas redes sociais! Elaborado por obstetras, doula, enfermeiras e gestantes, o intuito do vídeo foi a conscientização sobre a importância do parto normal.

Confira a paródia “Agachadinha” sobre parto normal

O parto normal deve sempre ser a primeira opção das mamães, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Mas o mais importante é que as gestantes possam tomar controle sobre essa decisão e sobre o próprio corpo.

A ideia inicial foi da obstetra e coordenadora do serviço de Maternidade do Hospital São Lucas e do Projeto Parto Adequado, Izilda Ferreira Pupo. Ela mesma desenvolveu a letra da paródia, e a vontade de reunir a todos para produzir o vídeo foi grande. “Reunimos quem estava com vontade e não tinha muita vergonha… Ensaiamos rapidamente e o nosso amigo Alexandre Malta fez o vídeo como um presente para nós. A Dra. Fernanda Baquedano, que é fisioterapeuta e canta muito bem fez a interpretação”, conta a Dra. Izilda.

Ela reforça que aintenção do vídeo é fazer com que as grávidas internet afora vejam o parto como algo prazeroso, um momento de alegria e luz, e não como um sofrimento doloroso. “É a única dor que nos dá um lindo presente!”, ela defende.

video-parto-normal-agachadinha-parodia-1

A doula e instrutora de yoga pré-natal e idealizadora do Namaskar Yoga, Adriana Vieira, também participou do vídeo e é incentivadora do parto normal. Ela disse que a experiência foi prazerosa para todos. “Foi uma brincadeira que na verdade tem um fundo muito verdadeiro e muito profundo, para mostrar às mulheres o quanto é importante entrar em trabalho de parto”, diz Adriana, que como doula defende muito o parto chamado de vaginal.

A doula também contou que dançar realmente ajuda – e muito! – na dilatação, que acontece por conta do hormônio ocitocina. “Quem fica com medo se contrai e inibe a ocitocina, assim o trabalho de parto é mais longo, mais doloroso”, então a dica é movimentar-se muito, dançar e curtir demais esse momento tão singular na vida de uma mãe!

Todos os conselhos da doula e obstetra foram seguidos pela Lidynalva Oliveira, uma das estrelas do vídeo! A gestante, agora mamãe do Miguel, conta que o preparo para o parto normal foi super tranquilo e prazeroso. “Durante a gestação eu dancei bastante em casa, pra ajudar o bebê descer. A mulher precisa estar conectada com seu bebê, pra ele vir no tempo dele. Eu fui à praia, caminhei na areia, conversamos e ele veio com 40 semana e 4 dias.

video-parto-normal-agachadinha-parodia-4

Ela ainda dá a dica para as mamães que estão ansiosas à espera de seus pequenos: “Eu estava ansiosa, mas tranquila, pois minha médica e doula estavam me acompanhando e estava tudo bem conosco”. Basta encontrar o conforto em si mesma, sentir-se segura e não desistir do parto normal!

E é claro que o estímulo da equipe, que estava bem animada, foi essencial para a mamãe não desistir. “Eles passaram muita tranquilidade, não tive medo em nenhum momento”, conta. “Eu estava com uma equipe maravilhosa. Me preparei, e eles não me deixaram desistir. Meu marido, então, foi um super parceiro”, relembra a mamãe.

video-parto-normal-agachadinha-parodia-3

A participação dela no vídeo da paródia foi espontânea. Lidynalva conta que não esperava que o parto do Miguel fosse filmado, mas a surpresa foi bem aceita. “A gravação em si foi muito divertida, e o momento do parto vai ser inesquecível”, ela também revela que se emociona toda vez que vê o vídeo, feito com tanto carinho, de forma bem humorada, e se orgulha em ter feito parte de uma causa tão nobre.

Leia mais

Número de cesariana cai no Brasil

Dicas de como se preparar para o parto normal

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário