a
HomeGravidezVBAC: É possível ter parto normal após a cesárea?
VBAC
VBAC
s

VBAC: É possível ter parto normal após a cesárea?

O VBAC (Vaginal Birth After Cesarean) nada mais é do uma sigla para designar o parto normal após a cesárea — o sonho de muitas mães. E, com alguns cuidados, esse desejo pode se tornar realidade! Pensando em desmistificar o assunto, o Blog da Grão de Gente consultou o ginecologista e obstetra Gilberto Mello. Confira!

VBAC

Segurança da mãe e do bebê

Primeiramente, não acredite na frase “uma vez cesárea, sempre cesárea”. Segundo a OMS, entre 60% a 80% das grávidas com uma única cesariana anterior podem ter um parto normal na próxima gestação, sem que apareçam riscos graves para a saúde da mãe e do bebê.

VBAC

Nem precisamos dizer que as vantagens do parto natural em relação à cesariana são incontestáveis, certo? Não só a recuperação materna é mais rápida e prática, como os riscos de infecção são muito menores e as chances de aparecerem desconfortos respiratórios no recém-nascido diminuem drasticamente.

VBAC

“É muito bom que tenha toda essa divulgação e valorização do parto normal porque isso dá muito estímulo para mulheres que eventualmente, por um motivo ou outro, tiveram uma cesárea e hoje querem ter mais um filho, de outra forma”, afirma o Dr. Gilberto Mello.

VBAC

VBAC: Quais são os riscos?

Quando o assunto é parto, sempre existem riscos. Em casos de VBAC, a maior preocupação dos médicos era uma ruptura no útero por causa das contrações, o que poderia levar a uma hemorragia interna com consequências gravíssimas para a mãe, mas evidências científicas comprovam que esse problema é extremamente raro.  Confira o vídeo completo do ginecologista e obstetra, Gilberto Mello, para entender tudo sobre o assunto!

Leia mais:

A verdade sobre a falta de dilatação

Dicas de como se preparar para o parto normal

HypnoBirthing: É possível ter um parto sem dor

Golden Hour: Qual a importância desse momento?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário