a
HomeGravidezComo identificar os sinais do trabalho de parto e aliviar as dores
sinais trabalho de parto
sinais trabalho de parto
s

Como identificar os sinais do trabalho de parto e aliviar as dores

Aprenda a identificar os sinais de que chegou o momento do bebê nascer, como são as contrações de trabalho de parto, como aliviar as dores, as diferenças entre parto natural e parto normal… Esses e muitos outros assuntos foram esclarecidos durante a transmissão ao vivo realizada no Facebook da Grão de Gente com a enfermeira obstetra Rose Pereira.

Durante o bate-papo, Rose também enfatizou que quem deve decidir a hora de nascer é o bebê, não é a mulher e nem o médico. “O trabalho de parto pode iniciar com até 42 semanas ou mais, basta você esperar a hora do seu bebê – a não ser que haja uma patologia ou você esteja em uma gravidez de alto risco”, explica a enfermeira obstetra.

 

Sinais de trabalho de parto

O corpo da gestante dá alguns sinais de que o início do trabalho de parto está perto. A grávida começa a perder o tampão e o útero começa a contrair – só que as contrações não são de 2 em 2 minutos e nem de 3 em 3. No início do trabalho de parto, normalmente, acontecem 3 contrações no período de 10 minutos.

 

sinais trabalho de parto

 

Contrações de trabalho de parto

De forma bem didática e ilustrativa, Rose explicou para as seguidores da Grão de Gente como elas podem identificar que o trabalho de parto está ativo. “O trabalho de parto acontece quando você tem contrações. O útero se contrai e empurra o bebê. Lá dentro, o bebê faz uma resistência com a perninha e empurra o colo para poder ajudar na dilatação. O trabalho de parto só estará ativo quando você tiver 3 contrações em 10 minutos – essas contrações têm duração de aproximadamente 1 minuto cada uma, às vezes, até um pouquinho mais. Elas incomodam bastante a ponto de você ter que dar uma paradinha para inspirar profundamente e soltar o ar devagarinho para continuar o que você estava fazendo”.

A enfermeira obstetra aconselha que a gestante só vá para o hospital quando tiver 3 contrações em 10 minutos. Segundo Rose, essas contrações são muito fortes e a barriga fica muito dura.

 

Como aliviar as dores

Para aliviar as dores durante o trabalho de parto, a enfermeira obstetra recomenda banhos quentes, compressas de água quentes, massagem local, chás e respiração.

 

Parto natural x parto normal

A enfermeira obstetra explica que o parto natural é aquele que ocorre sem a intervenção de nada, a própria natureza se encarrega. “Você vai parir sem intervenções, sem toque, tendo as suas contrações sossegadas, ninguém põe a mão. A mulher que protagoniza o parto! Você escolhe a postura que você deseja parir, aonde você quer parir, como você quer parir e quem vai assistir o seu parto. Esse é um parto natural, sem intervenção nenhuma”, diz Rose.

Segundo a enfermeira, o parto normal é aquele clássico, que acontece no hospital e, em boa parte das vezes, tem intervenções, como por exemplo: uma oxitocina para fazer uma indução e o parto ocorrer mais rápido, toques frequentes. Além disso, há profissionais que ainda fazem a episiotomia – incisão feita para região do períneo para ampliar o canal de parto. Sempre que houver intervenção externa evasiva será um parto normal.

Na transmissão ao vivo, Rose também falou sobre o parto induzido, cesariana e parto na penumbra. Além disso, a enfermeira obstetra explicou os benefícios do parto normal para a mulher e, principalmente, para o bebê.

 

O que a enfermeira obstetra faz?

“O papel da enfermeira obstetra é o seguinte: ela pode acompanhar o pré-natal e também acompanhar o parto, realizar o parto e o pós-parto, inclusive, acompanhar durante o puerpério até o bebê completar 28 dias com orientações sobre amamentação e até a sua recuperação”, explica Rose Pereira.

 

Confira a transmissão ao vivo com a enfermeira obstetra Rose Pereira na íntegra. No final do bate-papo, a profissional passou os contatos dela:

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Na segunda gravidez normal e mas facil do bebe nasce ou n muda em muita coisa como na primeira…?

    12 de outubro de 2016
  • Todas as minhas gravidez. .ao final foram meio complicadas.eu sempre vou ao hospital sem dor alguma.fico c medo de passar da hora e chega la o médico examina e diz q esta com com 4 dedos de dilatação. q ja pode internar. ponham me no soro q da dor e então eu fico lá horas sofrendo.e enfim o parto é induzido.devo esperar as contrações em casa para q facilite mais meu parto?

    13 de outubro de 2016
  • oi gostaria de tirar uma duvida,estou com 34+4 tive uma dor na segunda feira como s fosse uma colica de intestino minha barriga fikou super dura uma dor muito forte na barriga toda ,mas não fui para o hospital.Isso seria contrações?

    13 de outubro de 2016
  • Oi, sou mãe de primeira viagem! Estou de 33 semanas á espera da minha Helena! Durante a última semana estou sentindo dores como se fossem dentro da vagina e um pouco abaixo da barriga, o lugar certo nem eu sei explicar *rs* como umas pontadas assim, muito doloridas mesmo! também um liquidozinho vem aparecendo com uma cor marronzinha clara, pode ser indicios que meu bebê ta querendo aparecer antes da hora??
    Adoro demais Grão de gente! Nos ajuda muito..
    beijos Manu

    28 de novembro de 2016

Deixe um comentário


*