a
HomeGravidezSexo no pós-parto: 10 dúvidas frequentes entre os casais
sexo no pós-parto
sexo no pós-parto
s

Sexo no pós-parto: 10 dúvidas frequentes entre os casais

O sexo no pós-parto é um assunto que afeta todos os casais. Para entrar no clima, é preciso ir além da vontade: informação, compreensão e diálogo aberto são o melhor afrodisíaco! Listamos as dúvidas mais frequentes das mamães para te ajudar a não esfriar a relação. Confira!

sexo no pós-parto

10 dúvidas sobre sexo no pós-parto

Quando estou liberada para ter relações?

De 30 a 40 dias depois do parto. Além de dolorosa, a penetração nessa fase aumenta o risco da mulher desenvolver algum tipo de infecção no útero. Mas lembre-se que interromper a relação sexual não significa encerrar as carícias e o contato entre o casal.  

sexo no pós-parto

O sexo muda no pós-parto? Pode ser menos prazeroso?

Com a chegada do bebê, mudança de rotina e alterações corporais — tanto físicas quanto hormonais — a libido da mãe e do pai pode ser alterada. “É normal se sentir assim. Lembre-se que o seu companheiro também está envolvido nos cuidados do neném, então não se cobre muito”, afirma o ginecologista e obstetra Gilberto Mello.

sexo no pós-parto

Fisiologicamente, o sexo no pós-parto não é menos prazeroso, mas para que isso não aconteça é importante que o casal mantenha uma boa comunicação e, juntos, encontre meios para preservar a vida a dois. Tenha empatia, cuidado e compreensão!

sexo no pós-parto

A lubrificação diminui?

Sim. Após o parto, os níveis hormonais da mulher diminuem e isso faz com que a mucosa vaginal fique ressecada e menos lubrificada. Além disso, a prolactina, hormônio que estimula a produção de leite, pode inibir a libido da mulher e, por consequência, a lubrificação. Enquanto a mãe estiver amamentando, esse quadro pode se prolongar. A dica é comprar um bom gel lubrificante!

sexo no pós-parto

Dói?

A falta de lubrificação e, por consequência, o ressecamento pode dificultar o sexo e causar desconforto. Com o retorno da menstruação, os hormônios se estabilizam e a tendência é que o sexo volte a ser prazeroso do início ao fim. Caso não aconteça, procure o seu médico!

sexo no pós-parto

Se eu estiver bem, posso voltar a ter relações antes do recomendado?

Não. É importante lembrar que o seu organismo está se recuperando e isso leva tempo!

E quem fez cesárea?

Espere pela cicatrização, que também gira em torno de 30 a 40 dias, com restrição total de relações sexuais. Apesar de raro, existe o risco do corte infeccionar.

Posso fazer sexo anal?

Alguns casais tratam o sexo anal como uma alternativa ao período de resguardo, mas vale pontuar que ele aumenta o risco de infecção na mulher, principalmente no útero. Evite!

sexo no pós-parto

E sexo oral?

Liberado! Não há contraindicações médicas.

É verdade que o leite pode jorrar durante a relação? Como lidar?

Sim, o leite pode jorrar durante o sexo no pós-parto, mas lembre-se que isso é um processo natural do corpo da mulher. A reação a esse e outros (muitos!) imprevistos que surgem na vida vai depender do casal e do relacionamento que foi construído antes mesmo de se pensar na gravidez. Não esquenta!

sexo no pós-parto

O que fazer quando o sexo é interrompido pelo choro do bebê?

Invista nos momentos em que o bebê esteja dormindo ou peça ajuda para a sua rede de apoio, como mãe, irmã ou amigas de confiança para olhar o pequeno por algumas horas. Caso nada disso seja possível e o neném gritar bem na hora H, resolvam o problema da criança e, se houver vontade e interesse, voltem de onde pararam. Sem grandes dramas, é preciso uma dose de paciência e leveza nesses momentos!

sexo no pós-parto

Ainda tem dúvidas? O ginecologista e obstetra Dr. Gilberto Mello explicou tudo sobre o assunto no Palavra do Especialista, quadro da Grão de Gente no youtube. Assista!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário