a
HomeMaternidadeDicas – de tudo um pouco!Cuidados que toda mãe deve tomar durante a quarentena pós-parto
quarentena pós parto
quarentena pós parto
s

Cuidados que toda mãe deve tomar durante a quarentena pós-parto

Depois da gravidez, a nova mamãe precisa de um tempo especial para que seu corpo se reabilite. Afinal, os nove meses de transformações intensas no corpo fizeram muita diferença, e é essencial se cuidar para que o organismo volte a ser como era antes da gestação. O período de quarenta dias pós-parto, ou quarentena, também é conhecido como puerpério e resguardo.

A intensidade das mudanças que o corpo sofre durante a gestação é tão grande que o útero, por exemplo, chega a aumentar seu tamanho em até dez vezes! De uma média de 90 gramas, o órgão pode chegar a pesar 1000 gramas, ou um kilo.

Cada mamãe terá uma experiência diferente com relação ao ganho de peso e mudanças em seu corpo. Por isso, a quarentena terá regrinhas diferentes para cada uma. O que vale nessa hora é respeitar todas as orientações do profissional de saúde que estiver acompanhando o seu desenvolvimento.

O que muda?

quarentena pós parto

As mudanças são inúmeras, assim como quando o seu corpo passou a se preparar para receber o bebê. Dessa vez, ele se prepara para voltar ao estado pré-gestacional, fazendo uma espécie de caminho inverso. Pode-se dizer que quase tudo muda! O peso, a produção de hormônios, menstruação, produção de leite… O mais indicado é se informar com antecedência sobre todos os cuidados que você deverá tomar na quarentena.

Hormônios

A redução da produção de hormônios é perceptível na fase do puerpério. Assim como no período da gravidez, a mulher ficará mais sensível, e por isso é importante que esteja cercada de familiares e amigos que possam auxiliar nas tarefas do dia e estejam bem dispostos. Um ambiente alegre em casa pode ajudar a prevenir o desânimo e tristeza que podem acompanhar a queda hormonal. O mais importante é ter tempo para descansar e conseguir apoio para cuidar do novo bebê durante sua recuperação.

Útero

O útero é um dos órgãos que mais irá mudar durante a quarentena, afinal, ele foi o responsável por carregar seu bebê. Depois da remoção da placenta, é comum sentir contrações. Elas ocorrem para que ele volte ao tamanho inicial, um processo que dura cerca de 10 dias. Nesse estágio, procure se hidratar com frequência para agilizar a contração.

É possível que você sinta um desconforto semelhante às cólicas menstruais durante a fase de contração do útero, especialmente enquanto amamenta. Isso acontece porque a sucção do bebê estimula a produção de ocitocina no corpo da mãe, um hormônio que desencadeia as contrações.

Outra mudança que ocorre é o sangramento, que é semelhante à menstruação, e serve para eliminar os resíduos de revestimento do útero.

Amamentação

quarentena pós parto

O tamanho dos seios tende a aumentar conforme a produção de leite inicia. Nos primeiros dias da quarentena pós-parto, o colostro é produzido, o primeiro alimento do seu bebê. A partir do terceiro dia, o leite é produzido pelas mamas e continua aumentando conforme seu bebê se alimenta.

Além disso, amamentar é uma forma eficaz de perder o peso ganho durante a gravidez. Por isso, essa atividade é estimulada por profissionais para acelerar o processo de recuperação da mamãe durante a quarentena pós-parto.

Lembre-se de garantir sua hidratação sempre e usar sutiãs de amamentação que sejam confortáveis e práticos.

Sexo

Durante a quarentena, é mais indicado que o corpo da mulher seja poupado de relações sexuais por estar em transformação. Uma das preocupações nesse período de resguardo é que a mulher volte a engravidar novamente. Médicos afirmam que as chances de se engravidar no período pós-parto são pequenas, mas a possibilidade não é completamente descartada. Conforme os 40 dias passam, as chances de engravidar aumentam gradativamente.

É importante consultar seu médico para que ele indique o melhor método contraceptivo para o seu caso e que não cause interferências no leite materno.

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no curso “Cuidados com o Recém-nascido e Desenvolvimento do Bebê”, com todas as informações que você precisa saber desde a maternidade! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Dicas de como se preparar para o parto normal

Os sinais do trabalho de parto

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Informação muito importante!

    27 de fevereiro de 2018
  • amo todas as informações . Me deixa mais preparada para cuidar do meu filho

    18 de março de 2018
  • Todos os dias busco nessa página as informações que preciso. São muito úteis!
    Peço que continuem dessa forma, Estão fazendo a diferença no nosso cotidiano.

    30 de junho de 2018
  • Obrigada pelas informações, pois nesse período temos muitas dúvidas e lendo as postagens consigo ficar mais tranquila e bem informada…..

    20 de julho de 2018
  • Adoro.
    Pq qualquer dúvida que eu tenho, só pesquisar no grão de gente q eu encontro á resposta

    10 de agosto de 2018
  • Hoje estou grávida de 20 semanas e 02 dias. Estamos curtindo cada momento, desde do primeiro dia, quando soubemos! Desejo muito ter parto normal, cesária só no último caso. Mas, peço sempre a Deus todos os dias, para que o nosso bebê venha com muita saúde. Antes de engravidar já havia conversado com o meu ginecologista a respeito do parto, e ele sempre respeitou a vontade e o desejo de cada paciente, fazendo de tudo para que a escolha fosse realizada. Sempre fiz atividade física, e também danço. Agora voltarei apenas para a hidroginástica que já fazia antes, e como complemento iniciarei a prática da yoga. O meu médico liberou desde do dia 21 de julho, mas com a arrumação do enxoval começarei agora em agosto. Estou estudando muito sobre a amamentação, desde do início da minha gestação. Acho que estou aprendendo a cada dia que passa, com as dicas e as orientações das leituras. Acredito que quando você se informa do conceito, muitos problemas podem ser evitados, na hora de colocá-los em prática. Acho que muitas mulheres passam dificuldades, devido a falta de informações durante a gestação, e também por não conseguirem manter a calma, para alimentar nas primeiras horas da vida os seus bebês. De acordo com as informações apresentadas, optaremos por não usar mamadeira e nem chupeta, pois quero amamentar o nosso filho (a) pelo tempo que for necessário, e curtir muito cada momento, porque a vida passa de pressa! Também acho muito importante que as decisões sejam sempre tomadas em conjunto, pois a paternidade é tão importante quanto a maternidade, e juntos as descobertas ficam mais interessantes, além de ter muito amor envolvido.

    11 de agosto de 2018
  • É muito bom ter pessoas esperientes pra ajudar ñ so as mamães de primeira viagem mas todas em geral cm suas experiências isso nis conforta em um momento único e cm tantas mudanças!! obigada a todas q compartilha suas vivências

    6 de setembro de 2018
  • Gostei muito das informações Parabéns Continuem Assim Isso Ajuda Bastante As Mães Principalmente As De Primeira Viagem Super Beijo

    22 de dezembro de 2018
  • Oi ja tive meu bb hj tem 17 dias e foi uma cesariana, quantos dias apos a cirurgia posso fazer minha sombrancelhas,unhas e dar luzes em meu cabelo?

    2 de fevereiro de 2019
  • Gostei muito das informações sou mae de primeira de viagem . E desde soube q estava gravida comecei pesquisar. Sobre amamentação o parto e entre outros . Muito bom Agente se informar

    29 de dezembro de 2019
  • Sou mãe de primeira viagem e desde quando soube q estava gravida . Ja comecei a pesquisar . Essas informações estao me ajudando muito . Agradeco a grão de gente por nos deixar sempre informadas.

    29 de dezembro de 2019

Deixe um comentário