a
HomeGravidezParto e Pós-PartoParto em casa: O que você precisa saber?
parto em casa
parto em casa
s

Parto em casa: O que você precisa saber?

Tem se tornado cada vez mais comum o desejo de muitas gestantes terem um parto em casa, ao lado da família, de forma humanizada e sem intervenções médicas ou farmacológicas. A informação é essencial: é preciso saber riscos, benefícios e, principalmente, entender que a prática não é indicada para toda mulher.

Pensando em esclarecer algumas das dúvidas das mamães, a Grão de Gente fez um vídeo especial com o ginecologista e obstetra Dr. Wesley Timana, que explicou as principais questões sobre o parto domiciliar.

Parto em casa: riscos e benefícios

O primeiro ponto levantado pelo médico é que o parto em casa não é indicado para todas as mulheres. “Esse tipo de parto é para as mães que tiveram uma gestação de risco habitual, ou seja, de baixo risco. É necessário que não existam problemas adicionais e que a gestante converse com seu obstetra sobre os riscos e benefícios de cada tipo de parto”, alerta.

A principal vantagem do parto domiciliar, no entanto, é que a mulher já está em casa e não precisa correr para a maternidade quando estiver sentindo as contrações. Além disso, a gestante pode escolher quem estará ao seu lado nesse momento especial, tanto os familiares, quanto a equipe que acompanhará o parto.

parto em casa

Algumas das vantagens do parto em casa são a intimidade com o ambiente e possibilidade de ter o bebê próximo à família.

“Não haverá pressa para o nascimento, todos da equipe de confiança vão esperar por esse momento mágico”, explica o ginecologista e obstetra. A gestante pode escolher como e onde seu bebê vai nascer, assim como a posição mais confortável para trazê-lo ao mundo. “No parto em casa, o contato com o bebê é muito mais intenso. Ele fica direto com a mamãe, sem precisar ser levado para outros lugares”, finaliza o Dr. Wesley Timana.

O ponto mais importante do parto domiciliar é a informação. A mãe precisa saber riscos, conversar com pessoas e ter um plano B para o caso de necessidade de transferência para a maternidade. Bem informada e orientada pelo seu médico, tudo pode correr muito bem.

 

Leia mais

Parto domiciliar: as possíveis complicações

O Parto Domiciliar é seguro?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário