a
HomeGravidezParto e Pós-PartoPuerpério: saiba tudo sobre esse momento!
alô mamãe puerpério
alô mamãe puerpério
s

Puerpério: saiba tudo sobre esse momento!

Conceitualmente, o puerpério é o período pós-parto onde o corpo da mulher começa a retornar ao que era antes da gestação de forma gradativa. Isso significa que a mulher terá que enfrentar alterações físicas e emocionais somadas às descobertas da maternidade.

Pode parecer difícil só de ler, não é mesmo? Realmente, é um desafio, mas buscar informação sobre o assunto é um meio de passar pela fase com calma, paciência e apoio. 

Hora de ir com calma

O puerpério provoca inúmeras transformações no organismo materno, por isso requer cautela. É um momento de se recuperar e não tentar controlar todas as emoções. Além disso, a saúde também é fundamental no período. As mamães podem ter sintomas físicos e psicológicos que iremos explicar a seguir.

Agora, queremos destacar a importância de respeitar o tempo das coisas. Basta imaginar que o corpo tem um relógio natural que sabe exatamente o momento para voltar cada coisa para o seu lugar, mantendo tudo funcionando perfeitamente.

Por isso, o tempo do resguardo – como também é chamado o puerpério – deve respeitado ao máximo.

puerpério

3 fases do resguardo

  • Puerpério Imediato –  a partir do descolamento da placenta até ao 10º dia após o nascimento do bebê.
  • Puerpério Tardio – 1º ao 10º dia após o nascimento do bebê
  • Puerpério Remoto – 11º ao 45º dia após o nascimento do bebê

As transformações do puerpério

A nova fase do corpo da mulher no puerpério é no sentido físico, mas também afeta o emocional e psicológico graças às alterações químicas devido à fisiologia hormonal. 

Mudanças físicas

Sangramento: O sangramento é algo comum no puerpério. Não é uma hemorragia e nem menstruação, mas o útero cicatrizando. Ele é inevitável, afinal, o útero contrai e as feridas causadas pelo descolamento da placenta ou pelo próprio parto também precisam curar.

Útero: É possível sentir contrações mesmo após o nascimento da criança. São leves, mas podem ser estimuladas pela amamentação. 

Mama: Devido a descida do leite, as mamas ficam mais cheias, quentes e doloridas a partir de 24 a 72 horas após o nascimento do bebê. A tendência é diminuir conforme a amamentação flui.  

Pele: 50% das grávidas desenvolvem manchas na pele conhecidas como melasmas. Porém, boa notícia: no resguardo, esses sinais tendem a desaparecer naturalmente, mas tem que cuidar direitinho da pele, principalmente passando protetor solar. Caso não haja esse cuidado, tem a chance de continuar com as manchas na pele. 

Cabelos: Enquanto na gravidez a aparência dos cabelos ganha vida, volume e brilho, no puerpério é ao contrário. Os fios caem bastante devido ao desequilíbrio hormonal. 

puerpério

Barriga: O inchaço pós-parto é normal! O abdômen permanece inchado devido ao útero ainda não estar no seu tamanho normal. Algumas mulheres ainda podem ter diástase abdominal, que é um afastamento dos músculos da parede abdominal. 

Cólicas: Ao amamentar é normal que a mulher sinta cólicas ou algum desconforto abdominal devido às contrações que fazem o útero voltar ao seu tamanho normal e que são muitas vezes estimuladas pelo processo de amamentação. O útero diminui cerca de 1 cm por dia, por isso esse desconforto não deve durar mais de 20 dias. 

Mudanças fisiológicas

Hormônios: Eles são protagonistas na maioria dos sintomas da gravidez. No puerpério, não é diferente. Há um pico nos níveis hormonais e após o parto isso diminui bruscamente. 

A queda hormonal, especialmente da progesterona, aliada ao aumento da prolactina (relacionada ao aleitamento materno), faz com que as mães se sintam mais cansadas e desanimadas. 

Já amamentação pode interferir no desejo sexual, por exemplo. O corpo da mulher prioriza a regeneração para oferecer o melhor para o bebê e ainda não está preparado para retornar as relações sexuais. 

Mudanças emocionais

A exaustão da maternidade vem acompanhada de outros sentimentos como insegurança, tristeza e até melancolia. Não se sinta culpada, mamãe. É normal! Principalmente para as mães de primeira viagem, que ainda não sabem como lidar com essa novidade.

As mães podem se sentir mais frágeis e sentimentais no puerpério. Mas, atenção: NÃO é normal um desânimo extremo, insônia e falta de apetite. Esses sintomas podem indicar depressão pós-parto e necessitam de tratamento!

puerpério

Outro fator impactado no puerpério é a autoestima. O motivo varia de mulher para mulher, mas é comum ouvir relatos sobre a dificuldade em perder os quilos adquiridos na gestação, pela flacidez do corpo ou até mesmo por não se reconhecer mais no espelho. Agora, a prioridade é cuidar do bebê e é difícil ter um tempinho para olhar para si.  Por isso, o ideal é contar com apoio da família para lidar com a nova rotina. Depois, com o tempo, as coisas se encaixam.

Conheça os riscos da quarentena

A gente falou da importância de respeitar a quarenta, puerpério, resguardo, como você quiser chamar. O motivo é claro: há riscos no período! Por exemplo, na questão do sangramento, tanto para quem teve parto normal quanto cesárea. Fique de olho se o sangramento está num fluxo muito intenso e se é acompanhado de outros sintomas como febre e calafrios. 

A mãe que teve parto normal pode ter incontinência urinária. Acontece com frequência devido ao esforço muscular feito no período expulsivo. Porém, se o problema persistir, procure atendimento médico.

Cuidando com a saúde durante o puerpério

Para evitar complicações como as mencionadas acima, siga as dicas:

  • Evite as relações sexuais

As relações sexuais são desaconselhadas por, no mínimo, 40 dias. Caso contrário, a mulher pode sofrer com dor na penetração e até mesmo alguma infecção porque a região ainda está em processo de cicatrização. A libido no pós-parto também não costuma ser alta. 

puerpério

  • Alimente-se bem

Procure uma alimentação equilibrada antes, durante e depois da gravidez. O pós-parto não é um momento para regimes restritivos, viu? Mesmo com o anseio para a perda de peso, tenha consciência e lembre-se que a alimentação materna é fundamental para o leite materno.  

Hidratação é prioridade! Por causa do aleitamento materno, as mães costumam sentir muita sede e fome. Beba bastante água para evitar problemas no intestino e também para não confundir fome com sede, certo? 

  • Pratique exercícios físicos leves

Normalmente, a recomendação para a volta das atividades físicas depende do tipo de parto, para não interferir na cicatrização perineal ou pontos cirúrgicos. 

Quem teve parto normal pode praticar exercícios físicos mais pesados após 30 dias, já no caso da cesariana, a mulher deve aguardar 45 dias. Tudo depende da gestação, recuperação e, claro, liberação do médico!

Qual foi o maior impacto que o puerpério te trouxe? Conta aqui nos comentários!

Leia mais:

Queda de cabelo pós-parto é normal? Conheça as causas mais frequentes

Flacidez pós-parto: por que acontece, como evitar e tratar?

Pós-parto: as mudanças do corpo que ninguém te fala!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário