a
HomeGravidezParto e Pós-PartoO medo da dor, da anestesia e até de morrer parindo: saiba como lidar com estes e outros sentimentos comuns da HORA DO PARTO!
medo do parto
medo do parto
s

O medo da dor, da anestesia e até de morrer parindo: saiba como lidar com estes e outros sentimentos comuns da HORA DO PARTO!

Esta semana aconteceu mais uma edição do Facebook Live da Grão de Gente e o assunto foi: como se preparar física e psicologicamente para a hora do parto.

Muitas mamães sentem medo da dor, da anestesia e até de morrer parindo. Algo que é, além de muito comum no universo da maternidade, também bastante incômodo para uma gestação saudável e tranquila.

Por isso, se preparar física e psicologicamente para este momento tão especial é o ideal. Quem respondeu estas e tantas outras dúvidas sobre o assunto foi a doula Adriana Vieira, do Namaskar Yoga. Ao vivo, via Facebook Live, as seguidoras da Fan Page da Grão de Gente puderam tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O bate-papo foi muito produtivo! Se você perdeu, não se preocupe. O Blog Grão de Gente acompanhou tudo de pertinho pra você e fez um compilado de perguntas e respostas. Tem também o vídeo completo da transmissão.

Vamos lá!

Espectador GdG – Deslocamento de Saco Gestacional impede o Parto Normal?

AV – Geralmente não. De acordo com os obstetras a placenta tende a ir para o local ideal e não impede o Parto Normal.

Espectador GdG – Como identificar as contrações? Fico muito tempo sozinha em casa e tenho medo de não identifica-las e ter problemas com isso.

AV – Você vai sentir um peso e cólicas diferentes, mas, de qualquer forma, não há com o que se preocupar. O pré-natal lhe assegura e lhe tranquilizar, pois, nas últimas semanas de gestação, as idas ao médico são frequentes -0 dia sim, dia não –  e ele irá lhe orientando, lhe alertando sobre a chegada do momento do parto.

Neste sentido, o exame de toque verá se já há alguma dilação.

Espectador GdG – Tenho muitas cólicas. É normal?

AV – Sim. É normal. Todas sentem. Umas mais outras menos. Atente-se apenas a intensidade delas e com a prematuridade. É importante fazer o pré-natal corretamente e com um médico de confiança.

Espectador GdG – Como saber que chegou a hora do parto? Não sei diferenciar dores comuns, das da hora do parto. 

AV – Uma gestação pode durar até 42 semanas e é preciso esperar que este momento chegue. O meu conselho é: deixe acontecer! No Brasil existe uma cultura do medo de passar da hora do parto.

Entrar em trabalho de parto requer paciência, tanto da mãe, em esperar a hora chegar e do médico, de deixar acontecer.  Entrar em trabalho de parto é um acontecimento único e a mulher vai sentir que está entrando em trabalho de parto, pelas dores e cólicas ritmadas, contrações a cada 5 minutos.

Espectador GdG – É normal ter medo de morrer na hora do parto?

AV – Todos nós, homens e mulheres, temos muito medo do desconhecido, do que é novo.  Acredito que ter parir é renascer e, sendo assim, temos que morrer para, então, nascer uma outra mulher. Morremos e nascemos outra pessoa

Espectador GdG – Existe exercício que ajuda a ter um parto normal?

AV – Sim. Existem vários exercícios. É importante se preparar física e mentalmente. Fisicamente acho importante preparar a musculatura do períneo, tornando-o flexível e forte. E, mentalmente, lendo bons livros e assistindo bons vídeos, e se abastecendo de informações seguras e confiáveis, sobretudo, sobra o parto normal e natural.

Espectador GdG –  estou nas últimas semanas de gestação e o meu bebê ainda não está encaixado. Ele pode encaixar na hora do parto?

AV – Sim. Pode sim. O bebê não encaixa muito antes disso também. Caminhadas breves – de 30 a 60 minutos por dia ajudam o bebê a se movimentar.

Espectador GdG – Dores nas costas são normais?

AV – Sim. Muito normais. Aqui no Blog Grão de Gente tem dicas de como minimizar estes incômodos. Leia aqui.

Espectador GdG – Qual o momento certo para procurar a ajuda de uma doula?

AV – Cada doula trabalha de uma forma, mas, eu começo a preparar o casal a partir de 25 semanas de gestação com aulas que vão mostrar a fisiologia do parto e tantas outras coisas importantes.

Espectador GdG – e o que é uma doula? Acesse a saiba a resposta completa para esta pergunta aqui.   

Espectador GdG – Como ficar mais clama na hora do parto?

AV – Acredito que calma e tranquilidade estão atrelados a confiança. Quando você tem os esclarecimentos sobre o parto, o que é natural etc, é o que vai lhe acalmar e fazer se sentir segura.

Espectador GdG – Como fortalecer o períneo?

AV – Um exercício que pode ajudar é contrair por alguns segundos e relaxar, como se estivesse segurando a urina e soltando.

Espectador GdG – O tamanho do bebê impede o parto normal?

AV – já vi partos de bebês com mais de 4 quilos. O parto normal bem sucedido é resultado de uma série de fatores e não pelo somente pelo tamanho do bebê.

Espectador GdG – Quem teve cesárea pode ter parto normal depois?

AV – Sim. Eu mesma sou um destes casos 😉

Espectador GdG – Grávidas de gêmeos pode ter parto normal?

AV – Sim. Consegue sim. Sem problemas!

Espectador GdG – Alguma anestesia para parto normal?

AV – Tem anestesia e a analgesia. Saiba a diferença ente uma e outra aqui.

Espectador GdG – Hemorroidas impede o parto normal?

AV – Não. Durante a gestação a hemorroidas é mais frequente, quem tem sofre um pouco mais, mas, não vai acontecer na hora do parto e impedir o parto normal.

Espectador GdG – Como se conta a gestação: mês, semanas, dias?

AV- em semanas é mais preciso.

Espectador GdG – Qual é a hora de ir pra maternidade?

AV –  Vários fatores interferem e envolvem o real trabalho de parto, sobretudo, se a mulher conhece realmente o corpo dela. Mas, de uma maneira geral, quando as contrações estão ritmadas, de 5 em 5 minutos. Na dúvida, vai ao médico. E, não se desespere: ligue e avise seu médico e siga as orientações dele.

Espectador GdG – quais os possíveis imprevistos da hora do parto.

AV -Partos são totalmente imprevistos! Xixi e cocô estão previstos. Não se preocupe!

Espectador GdG – O que é melhor a episiotomia ou o ‘rasgo’ natural?

AV – É melhor que a mulher prepare o seu períneo para que não haja necessidade e que não ocorra, mas, se acontecer, o corpo responde e se recupera melhor ao natural. Considero a episiotomia muito agressiva.

Assista o vídeo completo com o bate-papo com a doula Adriana Vieira

 

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • eu to de 32 semanas e ja tenho quatro gestacao a recente tem um ano e 5 meses tive que fazer cesareana devido minha bebe estava em obto e morro de medo de cesarea tenho medo de morrer porque tenho muita falta de ar na hora e dessa vai ser cesarea me ajude acalmar srsr tenho sindrome do panico tbm

    27 de agosto de 2016

Deixe um comentário