a
HomeGravidezMétodos contraceptivos pós-parto: qual a melhor opção?
Métodos Contraceptivos
Métodos Contraceptivos
s

Métodos contraceptivos pós-parto: qual a melhor opção?

Com o nascimento do bebê, além de toda mudança e adaptação à nova rotina, muitas mamães ficam preocupadas com o retorno à vida sexual e quais serão os métodos contraceptivos pós-parto.

Apesar da amamentação ser um contraceptivo natural feminino e impedir a ovulação nos primeiros meses, é fundamental que a mulher escolha um método seguro se não desejar engravidar novamente.

Dicas de métodos contraceptivos pós-parto

Preparamos uma lista para você conhecer e decidir, junto com seu médico, qual a melhor opção para te proporcionar segurança e conforto nessa fase de tantas mudanças:

Pílula Anticoncepcional

Para garantir a saúde do seu pequeno, um dos métodos mais indicados  são as pílulas feitas apenas com progesterona, que podem ser usadas tranquilamente durante a amamentação.

Já a pílula “combinada”, que mistura progesterona e estrógeno, deve ficar de fora durante o pós-parto.

Métodos contraceptivos

DIU

Outro método muito difundido para esta fase é o dispositivo intra-uterinos (DIU), instrumento em forma de T colocado dentro do útero.

Existem dois tipos: o hormonal, que libera progesterona, e o de cobre, que atua como uma barreira para os espermatozóides. Os dois são indicados como métodos contraceptivos pós-parto.

Injeções contraceptivas

Contraceptivos injetáveis tornam-se a escolha de muitas mulheres por conta da praticidade. Porém, é importante destacar que assim como o adesivo, o anel vaginal e a pílula combinada, ele só pode ser usado seis meses depois da chegada da criança.

Outra importante informação sobre esse método é que, no caso da mamãe não se adaptar (tendo dores de cabeça ou alterações de humor), não há o que fazer, pois a medicação tem liberação lenta e dura três meses.

Métodos contraceptivos

Preservativos

Vale lembrar também dos preservativos, popularmente conhecidos como camisinha. Além de prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, esse método pode ser um grande aliado para prevenir uma gravidez inesperada.

Métodos contraceptivos

Confira o novo vídeo do Palavra do Especialista

Ainda tem dúvidas sobre o tema? O ginecologista e obstetra Dr. Gilberto Mello explicou tudo sobre o assunto no Palavra do Especialista, quadro da Grão de Gente no youtube. Assista!

 

Leia mais:

Sexo no pós-parto: 10 dúvidas frequentes entre os casais

Cesariana: Dicas para um pós-parto mais saudável

Golden Hour: Qual a importância desse momento?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário