a
HomeGravidezParto e Pós-Parto10 formas de superar o medo do parto
10 dicas para superar o medo do parto
10 dicas para superar o medo do parto
s

10 formas de superar o medo do parto

O medo do parto é um dos principais receios das mamães, incluindo as de primeira viagem e aquelas que já passaram por algum trauma na hora de dar à luz. Graças aos hormônios da gestação, é natural que essa ansiedade se torne ainda mais intensa. 

Entre as principais preocupações estão o medo da dor, de não alcançar a dilatação necessária e de possíveis complicações com o bebê. Mas fique tranquila! O seu corpo sabe muito bem como funcionar na hora do parto!

ansiedade da reta final da gravidez

Como lidar com o medo do parto?

Nos Estados Unidos, uma a cada cinco mulheres decide não ter mais filhos por causa do medo do parto. Você sabia que existem grávidas que desenvolvem um tipo de fobia do parto? A doença é real e se chama Tocofobia ou medo de dar à luz. 

É importante perceber que é normal se sentir insegura e ansiosa em relação ao desconhecido, especialmente porque cada gestação e cada parto é diferente do outro. Mas você não está sozinha! Confira 10 dicas práticas para que esse momento seja mais leve:

1. Escolha um médico de confiança 

O obstetra é o profissional mais habilitado a dar orientações corretas ao longo do pré-natal! Busque um profissional que lhe dê segurança, conforto emocional e que a atenda sem pressa. Não tenha vergonha de perguntar o que não sabe!

plano de parto

2. Realize um pré-natal bem caprichado

O pré-natal é uma das formas mais eficazes de evitar possíveis problemas durante a gestação. Nesses atendimentos, deverão ser realizados exames para medir a pressão, escutar o coração do bebê e avaliar o seu desenvolvimento. Quanto mais você souber sobre o funcionamento do próprio corpo e sobre seu pequeno, mais ficará tranquila.

exames na gravidez

3. Filtre os palpites

É comum que parentes e amigas queiram ajudar e ofereçam dicas sobre gestação e parto. Porém, devemos lembrar que as experiências são únicas. O que foi bom para a colega pode não ser para você. 

mitos e verdades da gestação

4. Pratique atividades relaxantes

Orar, praticar atividade física, ler um bom livro ou escutar sua música favorita são ótimos “calmantes” nessa fase. A meditação e o yoga são indicados por ensinar técnicas de respiração e controle da mente, excelentes habilidades para manter o equilíbrio nesse momento. Massagens também são super bem-vindas!

medo do parto reze

5. Reflita sobre a possibilidade de fazer psicoterapia

A gravidez provoca grandes mudanças na vida da mulher, do casal e da família. A terapia pode ajudar em todo esse processo, inclusive para amenizar o medo do parto e dar segurança para a futura mamãe.

medo do parto

6. Cuidado com o que lê na internet

Busque fontes com credibilidade ou referência científica. Como dissemos, com o acompanhamento correto, a tendência é o seu bebê venha com muita saúde! 

parto humanizado

7. Conte com uma rede de apoio

A presença do pai, avós, amigos e padrinhos é fundamental para a segurança da futura mamãe. Compartilhar seus sentimentos é uma ótima forma de aliviar a ansiedade. Quando o grande momento chega, a doula é uma profissional que também dá apoio emocional para a família, auxiliando nos exercícios durante o trabalho de parto.

o que é doula

8. Não tenha medo de sentir dor

É natural que o parto, principalmente o normal, traga dor, mesmo com o uso da anestesia. O segredo é tentar não sofrer por antecedência. Lembre-se que você pode contar com o amparo da equipe médica e dos seus familiares.

parto humanizado

9. Deixe tudo organizado

Garanta que tudo esteja preparado para o grande dia! Mala de maternidade arrumada, cantinho do bebê preparado e roupinhas lavadas dão a sensação de dever cumprido, aliviando a ansiedade do terceiro trimestre.

mala

10. Pensamento positivo!

Pensamentos positivos atraem coisas positivas! Pense que logo após o parto, você finalmente conhecerá o seu grande amor. Tudo o que aconteceu nos últimos meses foi importante para que este momento acontecesse! Vai dar tudo certo!

parto cesárea

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no curso “Parto e pós-parto”, com informações essenciais que vão te ajudar a ficar mais confiante para esse momento. São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Grávidas cogitam parto domiciliar na pandemia do coronavírus

Plano de parto: o que é e por que fazer?

O tamanho do bebê influencia na hora do parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Adorei o texto, estava com medo do parto, mas ao ler consegui me acalmar e ver a situação de forma positiva, ainda estou com um friozinho na barriga, mas mais tranquila, o importante é ver meu filho ou filha nos meus braços.
    Obrigada pelo texto lindo!

    7 de fevereiro de 2019
  • Não sou mãe de primeira viagem mas adorei esse texto,sempre é válido procurarmos algo para nos tranquilizar.

    10 de abril de 2019

Deixe um comentário