a
HomeGravidezParto e Pós-PartoDúvidas para uma gravidez e pós-parto mais saudáveis
gravidez e pós-parto mais saudáveis
gravidez e pós-parto mais saudáveis
s

Dúvidas para uma gravidez e pós-parto mais saudáveis

O teste positivo traz muita felicidade e uma série de perguntas à cabeça das novas mamães. Pensando nisso, a Grão de Gente promoveu uma transmissão ao vivo nas redes sociais para tirar as principais dúvidas para uma gravidez e pós-parto mais saudáveis com o ginecologista e obstetra Gilberto Mello. O médico respondeu às principais perguntas das grávidas, desde questões estéticas e gestação até os maiores anseios sobre o parto.

Gravidez e pós-parto mais saudáveis

Os efeitos do hipotireoidismo e da diabetes na gestação e no parto foram algumas das dúvidas apontadas pelas mamães em relação a uma gravidez e pós-parto mais saudáveis. “No caso do hipotireoidismo, a grávida pode continuar tomando o remédio que já toma normalmente, que não prejudica o bebê. No máximo, seu médico vai indicar que essa dose aumente um pouco. O mesmo vale para quem tem diabetes: é fundamental manter a doença bem controlada. Algumas gestantes podem conseguir reduzir a quantidade de insulina no início da gravidez. Ao longo da evolução das semanas, é preciso aumentar um pouco a dose. Tudo isso sem problemas, desde que acompanhada do seu médico”, explica o Dr. Gilberto Mello.

gravidez e pós-parto mais saudáveis

No caso de doenças como hipotireoidismo e diabetes, é fundamental que a gestante esteja acompanhada de seu médico para adequação dos medicamentos.

A vaidade e os cuidados estéticos também estiveram em pauta durante a transmissão ao vivo. Quando foi perguntado sobre luzes, tinturas e uso de escova progressiva durante a gestação, o ginecologista e obstetra destacou que é importante que as mamães fiquem longe das químicas. “O couro cabeludo é muito vascularizado, então não dá para pensar em produto nenhum, principalmente antes das 20 semanas de gravidez. Para uma gravidez e pós-parto mais saudáveis, evite tinturas e alisamentos”.

Parto e pós-parto

O momento mais esperado também gera muitas dúvidas para as mamães. Mulheres que tiveram o primeiro filho por uma cesariana ficam ansiosas com a possibilidade de um parto normal na segunda gestação. O médico explicou, no entanto, que não necessariamente ocorrerá uma nova cesárea, e que fatores como tamanho do bebê, posição e passagem são determinantes.

A porcentagem baixa de líquido amniótico foi apontada como motivo de insegurança por uma das gestantes que assistiam à live. “Vários fatores podem estar associados a isso, como uma rotina movimentada. Para uma melhor recuperação, é indicado repouso e uma boa ingestão de líquidos. É importante que seu médico cheque a placenta e verifique se o bebê está sendo bem nutrido”, destacou o Dr. Gilberto Mello.

Respondendo à pergunta sobre o retorno à rotina de treinos no pós-parto, o médico enfatizou a necessidade que as mamães se ausentem temporariamente das atividades físicas. “Cuidar do bebê, por si só, já é uma grande ginástica: a cada mamada, a mulher perde as mesmas calorias como se tivesse corrido 1km. Caso a perda de peso seja uma preocupação, é importante aliar isso a uma boa ingestão de líquidos”, finalizou.

O ginecologista e obstetra Gilberto Mello tirou ainda mais dúvidas das gestantes e novas mamães. Quer saber tudo? Veja a transmissão na íntegra!

 

Leia mais

Cuidados na gravidez e um pós-parto mais saudável

Métodos contraceptivos no pós parto [Previna-se!]

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário