a
HomeBebêGolden Hour: Qual a importância desse momento?
shutterstock_746204653
shutterstock_746204653
s

Golden Hour: Qual a importância desse momento?

Você sabe o que é a Golder Hour? O termo em inglês se refere à primeira hora de vida do bebê, após seu nascimento. É essencial que esse momento seja vivido junto à mãe.

Além de mágico, esse momento é importante para o desenvolvimento do bebê a longo prazo e para a criação do vínculo afetivo entre mãe e filho.

Conheça as três práticas que fazem toda a diferença na Golden Hour

Contato pele-a-pele imediato e contínuo entre a mamãe e seu bebê

Se, em um primeiro momento, o pediatra verificar os sinais vitais do recém-nascido e perceber que não há necessidade de exames mais completos naquele momento, ele deve ser entregue para a mãe realizar a amamentação. Além de poder desfrutar dos benefícios do colostro – considerado a primeira vacina – o bebê também se sente seguro e protegido no contato pele a pele com a mãe.
shutterstock_663728050

Início precoce do aleitamento materno exclusivo

Conforme falamos acima, a Golder Hour favorece o aleitamento materno, que deve ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Com o estímulo logo após o nascimento, a tendência é que a apojadura aconteça de forma natural e mais rápida.

Isso acontece por causa da liberação de hormônios, diretamente ligados ao parto e ao contato de pele entre mãe e filho. Quanto maior essa proximidade, melhor para a família.

Clampeamento tardio do cordão umbilical

O clampeamento tardio do cordão umbilical também faz parte da Golden Hour. Acredita-se que o bebê ganha cerca de 100 ml a mais de sangue pelo cordão umbilical até o terceiro minuto de vida. Esse aporte sanguíneo previne a anemia no primeiro ano de vida, pois aumenta as reservas de ferro ao nascer.

A OMS orienta que os médicos aguardem alguns minutos antes de cortar o cordão umbilical. O ideal é que ele não esteja pulsando durante o momento do clampeamento, período que pode chegar a três minutos.

Golden Hour

Leia Mais

Dicas de como se preparar para o parto normal

10 mitos e verdades do parto cesárea

Parto holístico: Um novo olhar sobre a gestação, parto e puerpério

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário