a
HomeGravidezParto e Pós-PartoAs fases da lua influenciam na hora do parto?
fases da lua
fases da lua
s

As fases da lua influenciam na hora do parto?

Basta chegar nas últimas semanas de gravidez para ouvir alguém dizer que o bebê nascerá com a virada da lua. Mas, esta relação que muitas pessoas fazem das fases da lua com a hora do parto é mais um mito antigo da maternidade.

Mesmo não havendo nenhuma prova científica sobre o assunto, já que a força gravitacional da lua não afetaria o corpo humano, sempre tem gente que se diverte com essa possibilidade. 

fases da lua

Fases da lua X Trabalho de parto

Geralmente, as pacientes que se apegam mais a essa ideia são as que esperam por um parto normal. No entanto, ainda não se sabe ao certo o que desencadeia o trabalho de parto na gestante. 

Apesar da lua influenciar nas altas das marés, as opiniões se dividem sobre a interferência na bolsa amniótica das mamães. Muitos afirmam que, em períodos de mudanças de lua, principalmente a lua cheia, as maternidades lotam com mulheres que estão com bolsas rompidas, entre outros sintomas, que resultam no nascimento de vários bebês!  

Segundo relatos de doulas, enfermeiras e especialistas, veja o que acontece em casa fase da lua:

  • Lua nova: partos rápidos, tranquilos e com expulsões mais naturais;
  • Lua cheia: partos inesperados e de emergência, com maior número de prematuros;
  • Lua minguante: partos mais demorados devido à falta de dilatação;
  • Lua crescente: partos esperados, tranquilos e que fluem de forma esperada e natural. 

Vale lembrar que essa é apenas mais uma teoria! Por isso, não se apegue com as fases da lua, combinado? 

fases da lua

De onde vem esse mito?

Para o povo babilônico, a lua era um símbolo da vida através de mudanças regulares na aparência. Por causa da relação com o ciclo menstrual feminino de 28 dias, eles associaram o ciclo lunar à fertilidade das mulheres.

Dessa forma, as 40 semanas de gestação correspondiam a 40 semanas lunares, já que as fases da lua mudam a cada semana. Por isso, usava-se esse sistema, mas é claro que os bebês podem nascer em qualquer dia e horário da semana.

Independente da fase da lua que o bebê virá ao mundo, o importante é que o recém-nascido e a mamãe estejam bem assistidos e com muita saúde! 

fases da lua

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

O tamanho do bebê influencia na hora do parto?

Contração de treinamento e parto: conheça as diferenças

10 formas de superar o medo do parto

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário