a
HomeGravidezO que é diástase abdominal?
diástase abdominal
diástase abdominal
s

O que é diástase abdominal?

Caracterizada por dores fortes e uma deformação na barriga, a diástase abdominal já afetou famosas como Sandy, Giovanna Antonelli, Thais Fersoza, Bárbara Borges e a mais recente mamãe Thaeme. Mas, afinal, o que é essa doença que pode atingir até 30% das mulheres durante e após o parto? O Blog de Gente te explica!

diástase abdominal

Saiba tudo sobre a diástase abdominal

O que é?

Durante a gestação, o corpo materno sofre diversas alterações provocadas pelos hormônios. Uma delas é o estiramento  da musculatura abdominal para dar espaço ao crescimento uterino. Quando os músculos retos da parede se separam, chamamos esse afastamento de diástase abdominal, uma condição caracterizada por dores agudas e uma espécie de “espaço” onde a barriga se torna mais protuberante. É  como se houvesse uma linha mais funda entre os seios e o umbigo que dividisse o abdômen verticalmente em dois.

diástase abdominal

Causas

A falta de fortalecimento dos músculos abdominais é uma das causas principais da diástase abdominal, mas existem outros fatores de risco que podem agravar essa propensão:

  • Exercício abdominal intenso
  • Rápido ganho de peso
  • Levantamento excessivo de peso.
  • Múltiplas gestações;
  • Já ter dado à luz a um bebê com peso acima da média;
  • Idade superior a 35 anos;
  • Gestação de gêmeos.

Diagnóstico

Para saber se você tem diástase abdominal, deite no chão e flexione o tronco levemente até ficar em um ângulo de 45 graus. Quando estiver nessa posição, passe a mão sobre o abdômen e busque pela presença de um pequeno espaço separando os dois lados da musculatura do abdômen.

diástase

Se o espaçamento for de um a dois dedos pode ser considerado normal e muito provavelmente retornará ao padrão pré-gravidez com alguns exercícios específicos. Já uma distância de 3 a 4 dedos entre os músculos indica uma diástase abdominal mais avançada. Nesse caso, procure o seu médico e faça os exames necessários!

Obs: Respeite o tempo de recuperação do seu corpo e faça o teste acima somente seis meses após o nascimento do bebê.

Tratamento

Para tratar a diástase abdominal, é preciso diagnosticar a severidade da condição. Quando leve, até 2 dedos de espaçamento, o quadro pode ser revertido com exercícios de fortalecimento feitos em casa ou procedimentos estéticos menos complexos, como a drenagem linfática, a carboxiterapia e até mesmo acupuntura. Já em situações mais graves, em que o músculo encontra-se amplamente dividido, a opção pode ser o tratamento cirúrgico para realinhar a musculatura. Para saber mais sobre esse tratamento, busque um profissional qualificado!

diástase abdominal

Em suas história do Instagram, a cantora Thaeme apareceu ao lado de uma fisioterapeuta e contou que foi diagnosticada com a diástase abdominal durante a  gestação. “Eu estou adorando (o tratamento), fiquei muito feliz. Estava sentindo uma dor, como se fosse dor no estômago e quando procurei as meninas, elas viram que a dor que estava sentindo eram os músculos separando. Agora eu já estou tratando e a minha (diástase) não aumentou”, contou a sertaneja.

diástase abdominal

Leia mais

Respondemos às principais dúvidas sobre cicatriz da cesárea

Sexo no pós-parto: 10 dúvidas frequentes entre os casais

Métodos contraceptivos no pós-parto [Previna-se!]

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário