a
HomeGravidezParto e Pós-PartoCesariana: Dicas para um pós-parto mais saudável
Cesariana
Cesariana
s

Cesariana: Dicas para um pós-parto mais saudável

A cesariana não é uma cirurgia simples! Durante o processo de recuperação pós-parto é importante ter alguns cuidados que tornem essa fase mais saudável para a mamãe. Vale destacar que acompanhamento médico e muita paciência fazem toda a diferença.

cesariana

Confira as dicas para a recuperação da cesariana

Respeite o tempo de repouso depois da cesárea

Na maioria dos casos, os médicos recomendam cinco dias de repouso absoluto. A regra é quanto menos esforço, melhor. Após esse período de total descanso, o médico examinará a mamãe e se estiver tudo bem, ela pode ser liberada a retomar a rotina e voltar aos poucos as atividades.

Cuide da cicatriz da cesárea

Um dos principais cuidados no pós parto está relacionado a cicatriz da cesárea. Lave a cicatriz diariamente com água e sabão neutro. Deixar a área arejada também ajuda na cicatrização.

Fique atenta a infecções, sangramentos, secreções e aberturas. Qualquer situação que você considere anormal é motivo para procurar o auxílio de um médico.

cesariana

Escolha a posição correta para dormir

Se não tiver dor, dormir de bruços não é um problema. Mas é aconselhável evitar a posição principalmente nas primeiras semanas. O ideal é tentar dormir de lado ou de barriga para cima. Tente relaxar para ter uma boa noite de sono.

Evite pegar peso

Nada de pegar peso! Para preservar a sua saúde, é importante evitar movimentos bruscos e não carregar peso durante os primeiros quinze dias depois da cesárea. Realizar muito esforço físico fora do prazo indicado pode causar dores e prejudicar todo o processo de cicatrização.

Tome alguns cuidados com a alimentação

Evite refeições muito fortes ou condimentadas. A dica é priorizar uma alimentação rica em fibras e realizar a ingestão de alguns copos de água entre as refeições, isso facilitará a regularização do intestino após a cesariana.

cesariana

Observe o funcionamento do seu intestino

Por falar na regularização do intestino, é normal que logo após a cesárea, a mulher fique com a barriga mais flácida e o sistema digestivo do intestino se torne mais lento.

É comum ter dificuldade para evacuar e notar o endurecimento das fezes. Como dissemos anteriormente, água e alimentos ricos em fibra são muito importantes para que tudo se normalize.

Exercício físico só com a liberação do médico

Realizar qualquer tipo de exercício não é algo que pode ser feito logo depois de uma cesariana. Aguarde uma semana e possivelmente seu médico liberará uma atividade leve como caminhadas no parque e alongamentos.

É importante respeitar os limites do seu corpo e suspender qualquer tipo de exercício no primeiro sinal de dor. Quem deseja fazer atividades mais intensas deve aguardar ao menos 1 mês e meio para voltar a praticá-las.

cesariana

Cremes e pomadas para cicatrização precisam de indicação médica

Nunca se automedique! Todo tipo de creme ou pomada só deve ser utilizado caso tenha sido prescrito pelo seu médico. Normalmente os especialistas costumam receitar antissépticos e em alguns casos os cremes e pomadas. Cerca de 1 mês depois da cesariana, a cicatrização costuma evoluir bastante.

Diminua o inchaço depois da cesárea

Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar e diminuir incômodos físicos. Antes de realizar esses procedimentos, pergunte ao seu médico se eles estão liberados.

Leia Mais

10 mitos e verdades do parto cesárea

Respondemos às principais dúvidas sobre cicatriz da cesárea

Mães podem assistir à cesárea [Novo método torna possível!]

Relato de parto: Kelle, 24 anos, cesárea

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário