a
HomeBebêAutonomia das crianças: como e quando estimular?
autonomia da criança
autonomia da criança
s

Autonomia das crianças: como e quando estimular?

Alô, papais! Será que não está na hora de promover mais autonomia para o seu filho? Como identificar se o pequeno está preparado para um pouco de independência? Separamos algumas dicas importantes para estimular a autonomia da criança e que vão te ajudar nesse momento do desenvolvimento infantil. Confira! 

Deixar que a criança vivencie as próprias experiências é uma tarefa bastante desafiadora para os pais. Muitas vezes, não é nem questão de superproteção, e sim, por não saber se a criança está preparada para iniciar esse processo.  

autonomia da criança

Autonomia da criança e o desenvolvimento intelectual e emocional

A autonomia é uma competência que se desenvolve com o crescimento da criança, e que depende da maturação do sistema neuropsicomotor para ser bem-sucedida. Ao estimular a autonomia da criança, você promove uma série de benefícios que colaboram para um crescimento saudável, como desenvolvimento cognitivo acelerado, maior inteligência emocional e autoconfiança. Benefícios que irão refletir também na vida adulta, viu?

Sempre respeitando que há um tempo certo para tudo,  e que os estímulos precisam ser dados no período certo, sem forçar, mas proporcionando condições para que a criança desenvolva sua autonomia. 

Exemplos de atividades para estimular a autonomia da criança: 

Dos 2 aos 3 anos de idade:  a criança já pode ser incentivada a se vestir, se alimentar, organizar os brinquedos e calçar sapatos (sem cadarços);

Dos 3 aos 4 anos de idade: já pode ser treinada para limpar-se após uso do banheiro, se ensaboar no banho, separar roupas sujas das limpas e auxiliar na no preparo de receitas fáceis;

A partir dos 5 anos: a criança já pode organizar o quarto, arrumar a cama, auxiliar na higienização e limpeza do ambiente; 

autonomia da criança

Dicas para estimular a autonomia da criança:

-Brinque de faz de conta! Mostre como fazer a tarefa durante uma brincadeira e repita a ação do dia a dia;

-Não exija perfeição! Assim como para os adultos, toda habilidade precisa de treino e tempo para ser aperfeiçoada. Tenha paciência! Sabemos que seria mais rápido se você mesmo fizesse, mas é muito importante promover a autonomia infantil;

-Evite o uso de palavras negativas, ao te ouvir falando “está errado”, “deixa que eu faço”, não é assim”, a criança fica insegura. Quando reparar que ela está com dificuldade, diga: “Posso te mostrar uma forma mais fácil de fazer isso?”

-Para promover a autonomia da criança, use elogios! E esteja sempre por perto! 

-Em relação a escolhas: limite as opções! Ofereça apenas duas opções para a criança escolher;

autonomia da criança

Saiba que a sua presença é super importante para o desenvolvimento da autonomia da criança. O adulto não é apenas um observador, é um ponto de confiança essencial! Quanto antes seu filho aprender a se relacionar com os desafios que o cercam, melhor. Ao estimular a autonomia da criança desde cedo, você estará fazendo um bem ao adulto que ela irá se tornar – com facilidade de aprendizado e inteligência emocional.

 

Leia mais:

Grão de Gente lança Quarto Astronauta com enxoval e decoração infantil inspirada no Universo

Os significados dos desenhos infantis e suas emoções reveladas no papel

Dia das Crianças! Renove a decoração do quarto infantil gastando pouco

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário