a
HomeGravidezParto e Pós-Parto10 respostas sobre pós cesárea
pós-parto cesárea
pós-parto cesárea
s

10 respostas sobre pós cesárea

As respostas para as dúvidas mais recorrentes entre as gestantes sobre o pós-parto cesariano. O uso da cinta modeladora, o puerpério, a higienização e cicatrização do local e outros questionamentos que preocupam as futuras mamães.

1.Cinta modeladora pós-parto. Sim ou Não?

pós-parto cesárea

Cinta Modeladora somente em casos pontuais.

Não. O melhor é não usar Cinta Modeladora pós-parto. Ela não permite que os músculos da região abdominal trabalhem para retornar a forma anterior, mas, em casos pontuais, como as idas ao médico de carro, por exemplo, está liberado.

Ela proporcionará uma sensação de segurança no caminhar, ao sentar-se e, consequentemente, um conforto maior para a mamãe nas primeiras semanas pós-parto.

2.Como devo higienizar o local do corte?

Atenção especial com os cuidados de higiene no local do corte. É importante lavar a região com água e sabonete. Há casos em que o obstetra indica o uso de anti-sépticos na primeira semana. Mantenha os pontos de sutura secos e descobertos para que cicatrize melhor.  Atenção para não forçar os pontos, manter a região sempre limpa e seca e com curativo por 2 a 3 semanas.

3.Posso fazer algo para que a cicatriz da minha cesária não fique alta ou feia?

O que pode efetivamente fazer com que a sua cicatriz não fique feia é uma boa sutura e este não cabe a mamãe. A mamãe fica a responsabilidade da higienização correta do local. Além disso, para as que têm tendência a queloide, fazer uso de recursos que auxiliam na minimização destas marcas, como o laser e produtos que retardam a fibrose na cicatriz. Consulte o seu médico de confiança e converse a respeito.  Ele irá receitar o melhor para o seu caso.

4.Vou sentir dor na primeira relação sexual após o parto?

É natural sentir algum desconforto nas primeiras relações sexuais pós-parto, mas, nada que impeça o ato.  Usar um produto lubrificante no local pode ajudar, pois a vagina estará mais ressecada nesta fase. Além disso, muitas mulheres ficam com receio trazer problemas ao corte da cesárea e elas têm razão. A região pode se apresentar sensível. É bacana conversar com o seu parceiro e, nas primeiras relações sexuais, preferir posições em que não haja pressão no local da cicatriz.

Vale ressaltar que a cesárea é uma cirurgia e como tal deve ter cuidados de pós-operatórios seguidos, sendo assim, o ideal é aguardar a finalização do puerpério tardio – entre o 11° e o 42° dia pós-parto, para se relacionar sexualmente.  Para saber um pouco mais sobre o período de Resguardo, leia matéria completa aqui no Blog Grão de Gente.

5.Vou precisar tirar os pontos ou eles são absorvíveis?

O fechamento da pele é mais frequentemente feito com fio tipo nylon, que requer a retirada dos pontos entre o 7° e 10° dia pós-operatório. Há também a sutura intradérmica com fios delicados e absorvíveis, em cerca de 20 dias.

6.A primeira evacuação costuma ser dolorosa por causa dos pontos?

Toda cirurgia abdominal promove redução dos movimentos intestinais, e a primeira evacuação pode levar de 2 a 3 dias. Em geral, ela não é dolorosa e, na própria maternidade, os médicos indicam laxativos suaves e uma dieta rica em fibras.

7.E para urinar?

É comum algum desconforto nas primeiras micções, principalmente em função das queixas pós-operatórias e do uso da sonda vesical, que é utilizada na bexiga durante a cirurgia. Compete ao seu médico avaliar até onde seu sintoma não sugere uma cistite (inflamação de urina).

8.O que posso fazer para que o meu intestino funcione bem?

pós-parto cesárea

Alimentação saudável contribui para o funcionamento do intestino.

Muita hidratação e uma alimentação saudável com ingestão de frutas e legumes, fibras e, sobretudo, ir ao banheiro assim que surgir o desejo evacuatório, não deixando para depois. Respeitar a dieta prescrita pelo obstetra durante o período de internação hospitalar também é outra medida importante. Em casos de problemas de prisão de ventre crônica, convém caprichar numa dieta laxativa antes mesmo do parto.

9.Até quando vou ter sangramento?

Estas perdas sanguíneas têm nome de lóquios. Em geral, o sangue é aguado, sem odor fétido, pouco abundante e decrescente no puerpério imediato do 1° ao 10° dia. Os lóquios podem persistir durante todo o puerpério tardio, que vai do 11° ao 42° dia do pós-parto.

10.Carregar peso pode ser prejudicial nessa fase?

Como falamos anteriormente, a cesárea é uma cirurgia e, sendo assim, requer todos os cuidados pós cirúrgicos. O peso do bebê nãos erá prejudicial a sua recuperação pós-parto, mas, de qualquer forma, converse com o seu médico sobre as suas limitações.

Fonte: Dr. Claudio Basbaum para Zazou.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Quanto tempo qpos a cirirgia posso voltar q malhar,fazer abdominal e jiu jitsu?

    20 de junho de 2016
  • Oi Bom Dia!
    Com quanto tempo posso voltar a dirigir

    21 de junho de 2016
  • Oi.
    Boa noite.
    Fiz uma cesária em 2014. Estou grávida. Tenho que fazer
    outra cesária? Corro algum risco de meus pontos arrebentarem no caso de um parto normal? Minha médica me instruiu a fazer uma cesária por conta da minha primeira cesária. Obrigada

    25 de junho de 2018

Deixe um comentário