a
HomeGravidezSexo durante a gravidez é saudável
sexo na gravidez
sexo na gravidez
s

Sexo durante a gravidez é saudável

O sexo durante a gestação vira uma grande interrogação para muitos casais. Muitas dúvidas surgem sobre o assunto: Pode ser feito? Qual é a melhor posição? Vai machucar o bebê?

Esses receios são perfeitamente normais, mas você não pode deixar que as dúvidas prejudiquem a sua vida sexual. O sexo é muito importante para a relação do casal! É um momento íntimo, de troca de carinho, afeto e que não precisa ser deixado de lado só porque há um bebezinho dentro da sua barriga.

O primeiro e o último trimestre da gravidez são os momentos mais críticos. Para esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto, duas colaboradoras do Alô Mamãe, a médica Renata Zobaran e a enfermeira obstetra Letícia Silva, dão dicas sobre o assunto.

sexo durante gravidez

Sexo no primeiro trimestre da gravidez

Durante o início da gestação, por se tratar de algo novo, é comum que ocorra a diminuição das atividades sexuais entre os parceiros. O medo, a insegurança, a mudança física da mulher, a indisposição e a falta de informação sobre o assunto podem ocasionar essa diminuição do desejo. É preciso ter paciência e respeitar cada momento. É importante ter em mente que o ato sexual na gestação não prejudica o bebê. Muito pelo contrário, ele fornece bem-estar, pois a mulher está em um momento de satisfação, alegria e intimidade com seu parceiro e esses sentimentos positivos são transmitidos ao bebê.

 

Sexo no último trimestre da gravidez

No último trimestre da gestação o tamanho da barriga já está maior podendo ocasionar desconforto durante a relação sexual. Conversar com o parceiro é a melhor saída, assim vocês podem avaliar qual é a posição ideal e a melhor forma de manter uma relação de intimidade que seja agradável e confortável para ambos. A posição mais adotada é aquela que o casal fica de lado – na posição de conchinha, porém você pode tentar outras posições, como ficar por cima do seu parceiro – dessa forma, você terá mais controle sobre a profundidade.

Apesar do ato sexual ser saudável durante a gestação, em algumas situações ele é contraindicado! Em casos de situação de risco, como aborto, trabalho de parto prematuro ou deslocamento de placenta, por exemplo, é necessário buscar orientação com o seu obstetra.

Por fim, as especialistas indicam que você vivencie a gestação de modo pleno, com tranquilidade e muito amor!

 

Dra. Renata Zobaran

Diretora Médica

CRM: 15.002

 

Letícia Silva

Enfermeira Obstetra

COREN: 408.652

 

Sobre Alô Mamãe:
O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante e seu bebê. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Fone: 0800 888 8121

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário