O que é doula? Entenda o papel da profissional em cada fase
Você está grávida e ainda não decidiu se terá ou não uma doula acompanhando seu parto? Mas… o que é doula? Muitas mamães amam, outras ainda não sabem o papel da profissional durante a gravidez, na hora do parto e também no pós-parto. Pensando em esclarecer muitas dúvidas e responder essa e outras perguntas, a Grão de Gente chamou a doula Adriana Vieira, da Namaskar Yoga, para participar de uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Ela explicou os detalhes do trabalho e você vai saber o que é doula e sua importância para as novas mamães!
O que é doula – Importância na gravidez, no parto e no pós-parto
O que é doula e como ela trabalha em cada fase? Tudo começa com informação. A doula traz informações para que o casal grávido possa fazer a melhor escolha de parto, de médico e de hospital, de acordo com o estilo de vida e as preferências daquele casal. Ao longo dessas aulas, ensina exercícios, respirações e técnicas que podem auxiliar no trabalho de parto.

A doula tem papel fundamental para informar, dar apoio e ensinar exercícios e técnicas para o parto natural.
Quando o grande momento chega, a doula dá apoio emocional para a família, auxilia nos exercícios durante o trabalho de parto, ajuda nas respirações que acalmam e orienta o pai. Ela também garante que todo o plano de parto traçado pela mamãe seja cumprido de acordo com o documento registrando seus desejos e prioridades na hora do parto.
“A doula não faz o parto, ela trabalha em um contexto emocional, de apoio. O obstetra é quem conduz o parto clinicamente. No caso de um parto em casa, também é preciso ter uma equipe clínica, além da doula”, destaca Adriana Vieira.

A profissional não faz o parto, ela é responsável por dar suporte e apoio emocional à mãe.
No pós-parto, é importante manter um contato com o casal e ajudar a família a entender a nova rotina com o bebê. A doula também indica profissionais que podem ajudar em situações mais específicas e clínicas. Durante esse contato a doula pode perceber e auxiliar em casos que a mãe apresenta sintomas de depressão, baby blues, ou mesmo em outras dúvidas que surgem nessa fase.
Como contratar uma doula?
A doula é um profissional formado, certificado e registrado e é possível encontrar profissionais em todo o Brasil. É importante buscar de acordo com a sua região. Embora existam doulas voluntárias em hospitais, a maioria desenvolve um trabalho particular com preço médio variando entre R$ 700,00 e R$ 1.700,00, dependendo da localização e do que cada uma oferece.
“A partir de 20 a 25 semanas de gestação é um tempo ideal para contratar uma doula, e logo as aulas e a preparação já começam. O mais importante nesse processo de buscar a profissional é conversar ao vivo. É preciso ter empatia, olhos nos olhos, é preciso sentir que aquela será a sua doula”, finaliza Adriana.
Quer saber mais sobre o trabalho e a importância da doula?! Veja na íntegra a transmissão ao vivo com a doula Adriana Vieira!
Leia mais
Preparação para o parto [O papai também precisa estar pronto!]
Leticia Viana
/
Preciso de uma doula! SG Rio de Janeiro
18 de fevereiro de 2018Já estou com 32 semanas e ainda não encontrei!
Redação
/
Oi, Leticia, tudo bem?! Durante a nossa transmissão ao vivo, a doula Adriana Vieira deu a dica de um site bem bacana para encontrar uma doula pertinho de você! Acessando http://www.doulas.com.br você vai até a opção “Encontre uma Doula”, seleciona seu estado, região e aparece uma lista das que estão disponíveis. Aí é só entrar em contato direto com a escolhida!
19 de fevereiro de 2018Boa sorte, um beijo!