a
HomeGravidezO ‘interminável’ 8º mês de gestação
ansiedade da reta final da gravidez
ansiedade da reta final da gravidez
s

O ‘interminável’ 8º mês de gestação

As últimas semanas de gestação, realmente, não são fáceis. A gente sabe disso e se solidariza com vocês, mamães. É um misto de sentimentos físicos e emocionais que fazem do 8º mês de gravidez o período mais extenso do que ele realmente é, com destaque para a ansiedade.

ansiedade da reta final da gravidezA expectativa com relação ao grande dia é o que mais ‘atormenta’ as mamães, sobretudo, as de primeira viagem. De como será o parto até se será competente o suficiente para cuidar do seu filho, a mamãe se questiona. Sim, a esta altura do campeonato surge cada insegurança… ainda bem que passa. Pode confiar!

Especialistas aconselham as gestantes mais ansiosas a buscarem formas de relaxarem e se tranquilizarem, pois, ansiedade em doses exageradas causa estresse, altera os hormônios e pode até avançar para um parto prematuro.

E como perceber que o seu nível de ansiedade está além do normal para uma mamãe em final de gestação? O comportamento da mamãe é um termômetro e os amigos e familiares podem ajudar.

Se atentar a alterações na rotina como na qualidade do sono, no equilíbrio da alimentação para não ganhar peso, os relacionamentos interpessoais, ou seja, se está mais explosiva, nervosa, grosseira ou emotiva. Se estes quesitos estiverem muito alterados, impactando na convivência de forma sadia com os demais e na sua qualidade de vida, vale um bate-papo com o seu médico de confiança.

Algumas iniciativas simples podem contribuir para diminuir a ansiedade da reta final da gravidez como as massagens relaxantes, caminhadas e passeios em companhias agradáveis: ir ao cinema, ao teatro, restaurantes.

No mais, se acalme! Vai dar tudo certo e falta pouco para o grande dia.

Boa hora!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário