a
HomeGravidezMelasma: 10 coisas que você precisa saber!
melasma
melasma
s

Melasma: 10 coisas que você precisa saber!

O melasma é uma condição que incomoda mulheres tanto fora quanto dentro do período de gestação. Mas o que são essas manchas que já atingiram famosas como Ivete Sangalo, Cléo Pires, Daniela Albuquerque e Kelly Key? O Blog da Grão de Gente respondeu as 10 dúvidas mais frequentes sobre o assunto! Confira.

melasma

1. O que é melasma?

O melasma nada mais é do que uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto e em áreas como o buço, testa e maçãs. Mas as manchas também podem aparecer em outras partes, como pescoço, braços e colo.

melasma

  1. O que causa as manchas?

Não há um verdadeiro culpado para o aparecimento das manchas! Basicamente, o melasma surge em função do depósito exagerado de melatonina, cuja produção é estimulada pelos hormônios. Além das gestantes, mulheres que exageram na exposição solar e fazem uso de pílula anticoncepcional estão mais sujeitas a condição.

melasma

  1. Quais são os sintomas?

O surgimento de manchas escuras ou acastanhadas nas áreas do corpo citadas acima, com formatos irregulares e bem definidos, geralmente iguais nos dois lados. Quando aparecem nos braços, pescoço e colo, chamamos de melasma extra-facial.

melasma

  1. O diagnóstico depende de uma boa avaliação

Assim que notar o surgimento de manchas, procure um dermatologista! Para fechar o diagnóstico, ele precisa checar questões como a sua frequência de exposição aos raios solares, histórico familiar e tratamentos hormonais já feitos. Existe também uma lâmpada de luz negra, chamada Wood, que pode ajudar a flagrar o melasma de forma mais precisa.

melasma

  1. É culpa da gestação?

Não! Isso ocorre com mais frequência em gestantes porque os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase.

melasma

  1. Dá para prevenir?

Conforme explicamos, o melasma não tem cura. Então, a mulher deve procurar orientação com um dermatologista de confiança para controlar o aparecimento das manchas. Independente disso, recomendamos o uso de protetor solar diariamente para evitar exposição aos raios solares, que agravam as manchas.

melasma

  1. Existe tratamento?

O diagnóstico é o primeiro passo para um tratamento, portanto, não esqueça de procurar um bom dermatologista. Existem procedimentos feitos no consultório para combater as manchas, como a técnica de drug delivery com o aparelho MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele), aplicação de ácido tranexâmico ou tratamentos com peeling e laser — alguns deles liberados para gestantes.

melasma

  1. Receitinhas caseiras? Nem pensar!

Nada de esquecer o dermatologista e buscar as famosas “receitinhas caseiras” entre as blogueiras. O risco disso é enorme e você pode acabar criando outro problema na tentativa de solucionar um!

melasma

  1. Vida leve, sem manchas!

Sabia que estar com o estado emocional abalado pode facilitar o surgimento das manchas? Isso acontece porque a tensão constante ocasiona um estresse oxidativo em nosso organismo, o que prejudica o corpo como um todo. Levar uma vida com qualidade também favorece o controle do melasma!

melasma

  1. Posso usar maquiagem?

Sim! Nessas horas, os produtos de beleza são praticamente uma salvação, mas lembre-se fazer uso apenas de cosméticos indicados para seu tipo de pele, com orientação do dermatologista.

Leia mais

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez

Pelos na gravidez: Pode depilar? E descolorir?

10 dicas para cuidados de beleza durante a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário