a
HomeGravidezPapo de GrávidaGravidez gemelar: entenda as diferenças e saiba o que esperar
gravidez gemelar
gravidez gemelar
s

Gravidez gemelar: entenda as diferenças e saiba o que esperar

A cantora Ivete Sangalo é uma das grávidas mais queridas do momento! À espera de gêmeas, ela fez seu último show antes do parto na Festa Virada Salvador, no Réveillon, aos sete meses de gravidez gemelar, fruto de fertilização. Ainda que tenha diminuído o ritmo, Ivete demorou a deixar os palcos e só parou para descansar já na reta final para a chegada das novas irmãs do pequeno Marcelo, de oito anos.

O bom humor e a disposição da cantora durante a gestação das meninas geraram muito interesse, curiosidade e até mesmo vontade de muitas mulheres por uma gravidez de gêmeos. Você sabe o que esperar de uma gestação em dose dupla?

gravidez gemelar

Grávida de gêmeas, a cantora Ivete Sangalo fez seu último show antes do nascimento das meninas na Festa Virada Salvador.

A felicidade, a ansiedade e o receio com a notícia da gravidez gemelar vivem lado a lado, e logo uma avalanche de perguntas passa a rondar a cabeça da mamãe: terei desconfortos em dobro? Os dois bebês nascerão saudáveis? Gêmeos sempre nascem prematuros? É possível ter parto normal? Como saber se eles serão idênticos?

A gravidez gemelar é cercada por muitos anseios e mitos que são repassados através dos anos. Mas, é preciso relaxar, é possível – e provável – ter uma gestação tranquila com bebês em dobro a caminho. Pensando nisso, vamos responder algumas das principais dúvidas das mamães sobre a gravidez de gêmeos.

Gravidez gemelar: Univitelinos ou bivitelinos?

Os gêmeos idênticos são univitelinos, ou seja, são o resultado da fecundação de um óvulo por um espermatozóide que posteriormente acabou sofrendo uma divisão. Como são frutos de uma divisão, o material genético é idêntico. A diferenciação passa a ocorrer com o passar dos anos, com a influência do meio ambiente e preferências individuais.

gravidez gemelar

Gêmeos univitelinos são frutos de uma divisão, tendo material genético e características idênticas.

A gravidez de gêmeos bivitelinos acontece com a fecundação de dois óvulos por dois espermatozóides, por isso funciona como se fossem duas gestações diferentes ocupando a barriga ao mesmo tempo. O resultado da gestação de bivitelinos é que os bebês podem ser diferentes em aparência física, tipo sanguíneo, cor dos olhos e até mesmo no sexo.

Sintomas em dobro?

Na gravidez múltipla, alguns sintomas podem ficar mais exacerbados, no entanto, nem tudo acontece em dobro no corpo da mamãe. Náuseas e vômitos podem ficar piores devido aos índices mais altos do hormônio hCG. No início da gravidez, a taxa elevada de progesterona também pode causar falta de ar. Na reta final, o peso extra pode afetar músculos e articulações, levando a dores nas costas ou na região do quadril.

gravidez gemelar

Comer por três, no entanto, está longe de ser o ideal. Durante a gravidez gemelar, a mamãe deve, sim, ingerir mais calorias, mas é fundamental que sejam feitas escolhas saudáveis. Enquanto na gestação de um único bebê o ideal é que a grávida ganhe de 7 a 12kg, na gravidez de gêmeos esse número fica entre 10 e 18kg.

Dar a luz a gêmeos: é possível ter um parto normal?

Outro ponto de atenção durante a gravidez gemelar é o pré-natal. Por ser considerada de maior risco, as visitas ao médico e os ultrassons são mais frequentes com o objetivo de verificar como os bebês estão posicionados no útero, como estão crescendo e se há algum tipo de complicação que deve ser monitorada e tratada.

Diferente do que pregam alguns mitos sobre gêmeos, nem todos nascem prematuros e muitos chegam – e até ultrapassam – as 37 semanas de gestação. Embora as cesarianas sejam mais comuns nesses casos, o parto normal de dois bebês também se torna possível quando não há contraindicações os bebês estão posicionados adequadamente.

Trabalho e licença-maternidade

No fim da gestação de gêmeos, tudo fica um pouco mais complicado em relação à gravidez de um único bebê. Isso acontece, principalmente, em função do tamanho e do peso da barriga da mamãe. Nesses casos, as mulheres que trabalham devem considerar iniciar a licença-maternidade um pouco mais cedo, ideal para descansar. O repouso na reta final da gravidez gemelar pode evitar que os bebês nasçam antes e precisem de mais tempo no hospital.

A volta ao trabalho também deve ser pensada e programada com carinho, já que não existe licença-maternidade prolongada para mamães de gêmeos, seguindo o afastamento de 120 a 180 dias, de acordo com cada esquema de trabalho.

Leia mais

Ursinho Clássico Palha propões quarto para gêmeos

Inspire-se com o quarto de gêmeos Lana e Luan [Coleção unissex dos sonhos!]

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Nossa é muito lindo a a são de vcs parabéns a todos.. Que Deus a bençoe vcs

    7 de janeiro de 2018
  • Quero agradesçer a grao de gente pois comprei. Gostei muito do atendimento da pontualidade. E outra coisa comprei pela internete um kit de berço. Td ficou em 189 reais fiquei pensando devido o preço nao seria coisa boa maz. Tive uma baita de uma surpresa sao coisas de primeira linha. Muito lindo to suoer satisfeito indicaria pra qualquer pessoa compra parabens a grào de gente ate proxima compra

    7 de janeiro de 2018

Deixe um comentário