a
HomeGravidezPapo de GrávidaEntenda o significado dos desejos na gravidez
desejos na gravidez
desejos na gravidez
s

Entenda o significado dos desejos na gravidez

Misturar doce e salgado, fazer combinações peculiares e ter vontade até de comer… tijolo?! Os desejos na gravidez são mais comuns do que se imagina, e adivinhe só de quem é a culpa? Dos hormônios! As alterações hormonais e emocionais alteram olfato e paladar e levam o organismo a “pedir” alimentos inusitados, até mesmo comidas que a mulher nunca gostou antes da gestação. Mamães vegetarianas, por exemplo, podem sentir o desejo de comer carne.

Mas por que isso acontece? Especialistas explicam que o corpo é sábio e, principalmente no caso das gestantes, que carregam uma nova vida em formação, emite sinais de substâncias que o organismo precisa para esse desenvolvimento. Esses sinais são os desejos na gravidez.

O que significam os desejos na gravidez?

Os carboidratos são facilmente digeridos pelo organismo e evitam o refluxo, por isso no começo da gestação é tão comum a vontade de comer batata, arroz, massas, biscoito e doces de forma geral. No entanto, é possível estar alerta: alguns desses alimentos mais gordurosos podem causar azia, por isso é fundamental manter a dieta equilibrada e rica em nutrientes.

desejos na gravidez

O desejo por doces e carboidratos está associado à rápida digestão, que ajuda a evitar o refluxo.

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6, diminuem as náuseas, por isso é tão comum grávidas que adoram oleaginosas como pistache, avelã, castanhas e nozes. Ricas nessas vitaminas, elas empurram o líquido ácido para o estômago e reduzem os enjoos.

Outro grande aliado das náuseas e enjoos são as frutas cítricas. Desejo por laranja, abacaxi, tangerina e limão estão relacionados ao fato de que esses alimentos também são ricos em doses de vitamina B e aliviam os desconfortos matinais comuns entre as grávidas. Além disso, a ingestão desse tipo de fruta também ajuda na absorção de ferro, principalmente se consumidas junto às principais refeições, como almoço e jantar.

desejos na gravidez

As frutas cítricas ajudam no alívios das náuseas matinais na gravidez.

Os desejos na gravidez mais inusitados, como o de comer terra e tijolo, podem estar associados à anemia, falta de ferro no organismo. No entanto, ingerir qualquer um desses componentes não vai suprir a necessidade do organismo. É preciso fazer suplementação indicada pelo médico e apostar em alimentos ricos em ferro, como soja, espinafre, gergelim, lentilha, acelga, carne vermelha e peixe.

Você sabe lidar com esses desejos?

A maioria dos desejos e aversões é mais curiosa do que séria, mas é importante evitar os abusos. Uma dieta equilibrada é importante para suprir as necessidades nutricionais, emocionais e as preferências da grávida.

Pular refeições pode aumentar os desejos na gravidez, por isso é fundamental tomar um café da manhã reforçado, fazer exercícios com moderação e estar cercada por carinho e emoção para diminuir os impactos das constantes alterações hormonais e emocionais.

Leia mais

5 dicas imperdíveis sobre alimentação na gestação

Alimentação saudável durante a gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Estou gravida de 16semanas e tenho muitas duvidas gostaria de receber seus pousts para esclarecer algumas delas se possivel… obrigada

    8 de janeiro de 2018

Deixe um comentário