a
HomeGravidezSaiba como se programar para a chegada do bebê mês a mês
como se programar para a chegada do bebê
como se programar para a chegada do bebê
s

Saiba como se programar para a chegada do bebê mês a mês

Descobrir a gravidez é um dos momentos mais felizes da vida! Mas muitas mamães podem ficar perdidas no começo, sem saber quais exames devem ser feitos e em qual estágio da gestação, por exemplo. Algumas dúvidas podem surgir, como o momento certo para comprar as roupinhas, montar o quarto… Por isso é essencial saber como se programar para a chegada do bebê.

No começo, tudo parece muito distante, por isso, planeje-se! Assim a chegada do novo membro da família será mais tranquila e sem stress! Sendo assim, fizemos uma lista para ajudar as novas mamães a saberem  como se programar para a chegada do bebê mês a mês! Vem conferir!

 

1º mês – Descobrindo a gravidez

 

Escolha do médico pré-natal

É hora de ir atrás de um profissional de bastante confiança e credibilidade para acompanhar toda a sua gestação de pertinho, oferecendo o cuidado que você merece, sempre que precisar.

como se programar para a chegada do bebê

Contar a novidade para família e amigos mais próximos

A decisão de contar sobre a gravidez logo no começo é só sua. Todos vão adorar a notícia! Mas lembre-se de tentar manter a notícia apenas entre as pessoas mais íntimas, já que a gestação ainda está muito no início.

 

2º mês – Como se programar para a chegada do bebê

 

Preparando a pele do corpo e da barriga

Se você ama se cuidar, esse é o momento! A partir do segundo mês, é preciso dar uma atenção especial à pele. Abuse dos óleos e cremes hidratantes recomendados por seu médico para prevenir as temidas estrias. Dessa forma, você deixa a pele sempre hidratada e ameniza os possíveis danos.

Consumir alimentos saudáveis e tomar bastante água também ajuda bastante!

como se programar para a chegada do bebê

Leia também: *10 dicas para cuidados de beleza durante a gravidez*

Evite as manchas

Hidratar a pele é importante, mas se proteger do sol é essencial! Use sempre protetor solar para evitar manchas na pele, que são mais comuns durante a gravidez.

Consulte um(a) nutricionista

Um bom nutricionista vai ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre alimentação, o que pode ou não comer, além de ajudar a construir um cardápio balanceado para o seu novo estilo de vida. Isso é fundamental para a sua saúde e do bebê.

*Ômega 3 é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê*

 

3º mês

 

Ultrassom morfológico (entre 11ª e 14ª semana)

Esse exame é feito para analisar cada partezinha do seu bebê. Nele, o médico confere o desenvolvimento de todos os órgãos e, às vezes, é possível ter um palpite sobre o sexo do pequenino!

como se programar para a chegada do bebê

Menino ou menina?

Finalmente, a hora tão esperada! Agora, você já pode escolher nome e a cor do quarto – se você quiser, é claro!  Como se programar para a chegada do bebê sem saber o sexo é super difícil, tudo fica mais simples a partir do terceiro mês! Para que não reste nenhuma dúvida, você pode fazer um exame de sexagem fetal.

Neste estágio da gravidez, você já pode anunciar para todo mundo que a família vai aumentar! Parentes distante, colegas, todo mundo!

*Diferenças entre gravidez de menino e de menina*

 

4º mês

 

Atividades físicas

Mexa-se! Converse com seu médico e comece a praticar atividades físicas voltadas para as gestantes, assim você elimina a sensação de inchaço e fica muito mais disposta!

como se programar para a chegada do bebê

*5 exercícios para aumentar a dilatação*

Preparando o enxoval

É agora que você vai virar a louca das roupinhas! Aproveite para montar o enxoval do seu bebê e escolha os modelinhos mais fofos para vesti-lo com muito amor. Não esqueça de escolher a saída maternidade!

 

5º mês

 

Montando o quartinho

É hora de escolher os móveis para o quarto de bebê. Aproveite para pesquisar os melhores berços, cômodas, guarda-roupas e poltronas, levando em consideração o tempo de entrega, claro.

como se programar para a chegada do bebê

Pesquise sobre o kit berço e acessórios

Escolha também o kit berço, almofadas, cortina, abajur… Tudo para decorar o quartinho do jeito que você sempre sonhou!

Tema do quarto

Com o tema do quartinho definido, fica mais fácil escolher todos os acessórios para combinar! Use a criatividade e escolha um quarto que tenha tudo a ver com o estilo de vida da família!

 

6º mês

 

Chá de bebê

Se você for fazer um chá, esse é o melhor período para você escolher a data! Aproveite para montar a lista de presentes, atividades para a festinha e pensar em um tema. Boa diversão!

como se programar para a chegada do bebê

*10 inspirações para chá de bebê diferente*

Escolha o lugar onde o bebê vai nascer

Nesta fase, também é interessante começar a decidir o hospital ou maternidade onde seu bebê irá nascer. Essa antecedência é fundamental para você considerar todas as opções, se o seu obstetra poderá te atender no local indicado e se a maternidade tem convênio com seu plano de saúde, caso seja particular.  Como se programar para a chegada do bebê envolve muitas visitinhas ao médico, pergunte a opinião deste profissional caso tenha dúvidas sobre qual lugar escolher.

 

7º mês

 

Prepare as lembrancinhas de maternidade

Começou o último trimestre e você já está super ansiosa para conhecer o bebê! É hora de encomendar as lembrancinhas para as visitas na maternidade, o enfeite de porta… Ou então avisar aos amigos e família se quer ou não visitas na maternidade, o que também é super válido. Planeje todos os detalhes que vão dar as boas vindas ao seu bebê!

lembrancinhas-maternidade-ursinho-mini-bandana-xadrez-63244

Tire suas dúvidas sobre o tipo de parto que vai escolher

Nessa fase, você provavelmente já terá pensado em diversos tipos de parto. Chegou a hora da decisão final! Leia muito sobre todos os tipos de parto: natural, cesárea, humanizado, domiciliar, a lista é grande. Com isso decidido, a preparação para o grande dia será mais tranquila.

 

8º mês

 

Lave as roupinhas

Já está tudo pronto no quartinho? Agora é hora de dar atenção às roupinhas! Lave-as com sabão próprio para bebês, que não causam alergias nem irritações na pele delicada dos pequenos, e em pouca quantidade. Deixe secar, passe se necessário e depois basta sonhar com seu bebê vestindo aquelas roupinhas lindas que você escolheu com tanto carinho! ♥

como se programar para a chegada do bebê

Curso de gestante

Os cursos de gestante são oferecidos em muitas maternidades. Neles, você e seu companheiro podem aprender muito sobre os cuidados básicos com o bebê, tirar dúvidas, e o melhor de tudo: fazer amizades com outras mamães e compartilhar experiências!

 

Escolha o pediatra

Escolher um pediatra para o seu bebê não é fácil, peça indicações de conhecidos ou do seu próprio obstetra, para ter referências de um profissional confiável.

 

Arrume a malinha de maternidade

A mala de maternidade já está pronta para partir? Então monte a sua com tudo que você, o papai e, claro, o bebê vão precisar nesse período! Não esqueça de documentos, produtos de higiene, carregadores e câmera.

 

Diminua o ritmo

Desfilar por aí com um barrigão não é tarefa fácil, a gente sabe, por isso, esse é o momento de relaxar. Evite situações de stress e diminua o ritmo no trabalho, isso irá te ajudar a ficar mais plena para a chegada do seu bebezinho!

 

9º mês

 

Visitas semanais ao obstetra

Você chegou na reta final! As consultas ao obstetra agora são semanais, e a ansiedade só aumenta!

 

Instale a cadeirinha no carro

Se você tem carro, procure já instalar a cadeirinha com toda a segurança para que ela já esteja pronta para a volta da maternidade para casa.

como se programar para a chegada do bebê

Faça a lista de quem será avisado sobre o nascimento

Comece a organizar uma listinha com os nomes das pessoas mais importantes a serem avisadas – ou não! – sobre o nascimento do bebê.

 

Informe-se sobre o registro do bebê

Algumas maternidades oferecem o serviço de registro do bebê. Informe-se sobre o assunto com antecedência para evitar surpresas. Caso isso precise ser feito em um cartório, procure o mais próximo de você.

como se programar para a chegada do bebê

Curta os últimos instantes de barrigão!

Na etapa final, é importante curtir cada momento com o seu barrigão, que logo logo vai se tornar um lindo bebê em seus braços. Você vai sentir saudade, mas finalmente terá seu pequenino para curtir de montão!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário