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Alimentação na gravidez e durante a amamentação

O bate-papo desta semana na Facebook Ao Vivo da Grão de Gente foi sobre alimentação na gravidez e durante amamentação. A convidada foi a nutricionista Tatiana Pimentel que tirou todas as dúvidas que as nossas seguidoras fizeram durante a entrevista.

O Blog Grão de Gente também esteve por lá e garantiu as respostas das gravidinhas que não puderam acompanhar as orientações da Tatiana ao vivo. Fizemos um compilado de perguntas e respostas com todas as dicas e orientações feitas pela Tatiana. Acompanhe!

Antes de mais nada, a nutricionista ressaltou a importância de as gestantes terem um acompanhamento profissional, seguindo uma dieta individualizada que garanta a quantidade ideal de nutrientes para a mamãe e o bebê.

As principais dúvidas:

Espectadora GDG – Quais os alimentos que devem ser consumidos durante a amamentação que são ricos em vitaminas e trazem benefícios ao bebê?

Nutricionista – é importante que a gestante tenha um cardápio bem equilibrado, variado e colorido.  Com um aporte bacana de frutas, fibras e vitaminas antioxidantes. Alimentos de fibras como um todo: grãos integrais, fibras integrais como pães integrais, aveia, quinoa, amaranto, são importantes para manter o intestino saudável. Tudo aliado a ingestão de água. Tornar o consumo de 2 a 3 litros de água por dia habitual irá ajudar a gestante também para o período de amamentação. Dica: saladas e legumes.

Espectadora GDG – Quais os alimentos não devem ser ingeridos durante a amamentação?

Nutricionista – Não tem alimento proibido. O que deve ser feito é uma avaliação do comportamento do bebê e da mãe com a ingestão de determinado alimento.  O ideal é analisar o comportamento de bebê no primeiro trimestre. Saber se ele tem cólica etc. O recomendável é evitar chocolates, refrigerantes, alimentos industrializados nem pensar.

Leites e derivados também devem ser analisados conforme a tolerância da mãe e do bebê. Brócolis, espinafre, couve-flor e demais alimentos do grupo dos crucíferos também podem estar associados aos gases, assim como o grupo dos feijões.

Espectadora GDG – O que a gestante não pode comer de jeito nenhum?

Nutricionista – recomendamos que a gestante evite canela, chás quentes e termogênicos, alimentos industrializados, dietéticos, com as aspartame e as que são pobres em nutrientes, como frituras e refrigerantes.

Espectadora GDG – chocolate pode ou não pode?

Nutricionista –  se consumido com equilíbrio, durante a gestação não há problemas, exceto, para as gestantes acima do peso. Durante a amamentação, deve ser avaliado, pois, ele pode estar associado as cólicas no bebê. Se não estiver causando cólicas no bebê, ok. Dica – opte pelo chocolate 70% cacau e evite o chocolate branco.

Espectadora GDG – comida japonesa e carne mal passada, pode?

Nutricionista – carne mal passada nem pensar! O consumo de comida japonesa (o peixe cru) deve ser avaliado junto ao seu ginecologista, com exames, se necessário, para saber se a gestante já teve contato com algum tipo de bactéria. Evite também o consumo de verdura e legumes crus de ambientes desconhecidos.

Espectadora GDG –  inchaço nas pernas no final da gestação podem ser minimizados com alimentação saudável?

Nutricionista – sem dúvidas! Evite lamentos ricos em sódio, industrializados e acrescentar sal na comida, por exemplo, no tempero da salada. Dicas: sucos diuréticos como o de pepino e couve. Receita no vídeo!

Espectadora GDG – Engordei muito pouco na minha gestação. É normal?

Nutricionista – se o bebê está se desenvolvendo dentro do esperado não há problemas. Consulte o seu ginecologista e acompanhe de pertinho.

Espectadora GDG – o desejo por alimentos ácidos é normal?

Nutricionista – Sim, em especial por causa dos enjoos. Eles aliviam as sensações incômodas dos enjoos. Não é proibido. A dica é associada a um alimento rico em vitamina C, muito presente em tangerinas, laranjas etc.

Espectadora GDG – algum alimento aumenta a produção do leite materno?

Nutricionista – Não há nada que comprove isso. A orientação é que que a mamãe beba muita água, de 2 a 3 litros por dia, tente se manter mais relaxada e se alimente o mais saudável possível.

Espectadora GDG – Chás na gestação?

Nutricionista – não indico nenhum tipo de chá. Eles podem ter algum efeito abortivo, por isso, não recomendo.

Espectadora GDG – enjoos e a perda de peso no início da gestação. É normal? O que fazer?

Nutricionista – Sim. É muito normal. O ideal é ingerir frutas cítricas, alimentos sólidos, como por exemplo uma torrada pelo café da manhã, mas, está é uma fase tem que aguarda passar.

Tem matéria aqui no Blog da Grão sobre os enjoos no começo da gravidez. Acesse aqui!

Espectadora GDG – Adoçantes?

Nutricionista – Aspartame nem pensar! O adoçante permitido para as grávidas é o a base de sucralose e estévia e, de qualquer forma, em pouca quantidade.

A nutricionista Tatiana encerrou a entrevista orientando as futuras mamães sobre a importância da alimentação no período de gestação. “É neste período que a mamãe deve oferecer todos os nutrientes necessários para o bebê. Sendo assim, ter uma alimentação bem equilibrada, variada, colorida, comer de 3 em 3 horas, ingerir bastante frutas, verduras e legumes, os grãos para favorecer o intestino, uma queixa constante entre as grávidas. Ter o acompanhamento de um profissional para garantir tudo isso”.

Assista o vídeo na íntegra aqui!

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