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Ingestão de Ômega 3 durante a gestação é fundamental para o desenvolvimento do bebê
Ingestão de Ômega 3 durante a gestação é fundamental para o desenvolvimento do bebê
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Ômega 3 é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê

Já comentamos diversas vezes que manter uma boa nutrição durante a gestação é essencial para o bom desenvolvimento do bebê – aliás, ter uma alimentação saudável é importante durante todas as fases da vida, mas para quem está gerando um bebê a boa nutrição é primordial. Nessa fase, é importante que a gestante ingira as quantidades adequadas de algumas vitaminas, gorduras e óleos, como o Ômega 3 – que é crucial para a formação da visão, da circulação e do sistema nervoso do bebê.Ingestão de Ômega 3 durante a gestação é fundamental para o desenvolvimento do bebê

A nutricionista e colaboradora do Alô Mamãe Clarisse Corbelini conta que o Ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada considerada benéfica ao corpo humano e que desempenha inúmeras funções. “O Ômega 3 engloba os ácidos graxos poli-insaturados: α-linolênico (ALA), eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenóico (DHA). Esses ácidos graxos são considerados essenciais, pois não são produzidos pelo organismo. Eles devem ser obtidos através da alimentação ou da suplementação”, explica Clarisse.

 

A ingestão de Ômega 3 na gestação

É durante o segundo trimestre e, principalmente, no terceiro trimestre gestacional (estendendo-se até a lactação) que acontece o maior desenvolvimento da massa estrutural do cérebro do bebê. Por isso, é primordial que a mãe ingira ótimas quantidades de ômega durante os períodos citados, pois isso pode refletir positivamente durante muitos anos da vida da criança.

“Entre os ácidos graxos essenciais, o DHA pode ser considerado o mais importante e deve estar presente em altas doses na rotina alimentar da gestante e lactente. Isto porque níveis adequados de DHA na dieta são decisivos para um ótimo desempenho cerebral e auxiliam na luta contra doenças neurológicas. Além disso, o DHA é uma das principais gorduras que participa da estrutura da retina do olho. Ele também promove o aumento da imunidade do feto, melhora a saúde gestacional e previne a depressão perinatal”, esclarece a nutricionista do Alô Mamãe.

 

Fontes de Ômega 3

As melhores fontes alimentares de Ômega 3 são os peixes de águas profundas e geladas como a sardinha, o arenque, o atum e o salmão. Devido a contaminação dos mares por toxinas e metais pesados, como o mercúrio, deve-se optar pelo consumo dos peixes de menor porte e de vida mais curta, como a sardinha.

“No caso de dificuldade de ingestão dos alimentos fonte, a gestante pode optar pela suplementação de Ômega 3. Mas, atenção: a ingestão de suplementos deve ser orientada por um nutricionista ou pelo obstetra, que adequara a dose de acordo com a necessidade da gestante. É importante prestar atenção no produto escolhido – se ele apresenta certificação de pureza”, conta Clarisse Corbelini.

 

Sobre Alô Mamãe:

O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

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