a
HomeGravidezO que comer na gravidez? Tire suas dúvidas sobre a dieta ideal para gestantes
o que comer na gravidez
o que comer na gravidez
s

O que comer na gravidez? Tire suas dúvidas sobre a dieta ideal para gestantes

Mas afinal, o que comer na gravidez!? Uma das dúvidas das futuras mamães é a dieta a ser seguida durante o período de gestação, afinal, os alimentos podem ser fontes de toxinas perigosas à saúde. 

Se contaminados, os alimentos são capazes de causar danos ao desenvolvimento do feto e de infecções potencialmente causadoras de malformações, como, por exemplo, a toxoplasmose, causando dúvidas sobre o que comer na gravidez. 

Por isso, uma mudança na alimentação das gestantes é necessária, para minimizar a ocorrência de intoxicações que possam provocar efeitos negativos a curto e a longo prazo na vida do bebê, por isso, fique atenta com o que comer na gravidez.

o que comer na gravidez

Dieta com o que comer na gravidez deve ser balanceada 

É importante que durante a gravidez, a alimentação da mulher seja balanceada e que contenha os nutrientes necessários para a saúde da mamãe e desenvolvimento do bebê.  Portanto, esteja sempre atenta ao que comer na gravidez

Além disso, alguns alimentos ajudam a gestante a preparar o organismo para o parto e para estimular a produção de leite.

As refeições devem ser ricas em proteínas, frutas e vegetais, devendo incluir alimentos ricos em ácido fólico, ferro, cálcio, zinco, ômega-2, vitamina A e vitamina B12. 

É importante frisar que, durante o período de gestação, a mulher não deve fazer nenhum tipo de dieta para emagrecimento, mas deve manter-se saudável e ter atenção com o que comer na gravidez. 

o que comer na gravidez

Médico tira dúvidas sobre o que comer na gravidez 

Em participação no quarto episódio do Podcast Grão de Gente, o ginecologista e obstetra Dr. Gilberto Mello, esclareceu algumas dúvidas e mitos das gestantes sobre alimentação responsável e o que comer na gravidez. “Não é comer por dois, é qualidade”. 

Segundo ele, o fracionamento das refeições é o melhor caminho para as gestantes para que o bebê receba os nutrientes regularmente e mantenha o seu desenvolvimento de forma adequada. “A gravidez é aquele grande momento da vida de fazer tudo que a gente deveria fazer: Seis refeições. Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e se vai dormir tarde, uma ceia”. 

Portanto, criar hábitos alimentares saudáveis no dia a dia ajuda, não só a saúde da mãe, como também do bebê. “Quantas pessoas às vezes, no hábito da correria da vida, tomam um cafezinho e saem correndo? A partir do momento que tem um bebezinho ali se alimentando, ele não sabe o que é café da manhã, almoço ou jantar”. 

o que comer na gravidez

Veja a seguir uma lista de alimentos que podem ou não ser consumidos pelas grávidas:

Carne mal passada

O consumo de carnes cruas ou mal passadas é uma das grandes preocupações durante o período da gestação, já que podem ser fonte de ovos do Toxoplasma gondii, um protozoário capaz de causa a toxoplasmose – uma infecção perigosa de se adquirir na gravidez, pois o risco de gerar malformações no feto é elevado.

Os ovos do protozoário não resistem ao processo de cozimento, portanto, qualquer tipo de carne crua – seja de vaca, porco, frango, pato ou peru – deve ser evitada. Somente carnes ao ponto ou bem passadas podem ser consumidas pelas gestantes. 

Sushi

Um assunto muito controverso entre os médicos, o consumo da carne de peixe crua ainda levanta muitas dúvidas nas gestantes. 

A contaminação da toxoplasmose nesse caso pode ocorrer se a água na qual o peixe foi pescado encontra-se contaminada com fezes de gatos. 

Apesar de apresentar um risco baixo de contaminação, os peixes podem ser fontes de intoxicações alimentares, principalmente se forem mal conservados ou preparados de forma pouco higiênica.

Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Gilberto Mello, o consumo do alimento cru, tipo sushi, deve ser evitado no início da gravidez. “Os três primeiros meses são tão mágicos e tão especiais que é vital evitar o alimento cru, porque, se tiver um alimento contaminado e tiver uma infecção intestinal mais intensa, pode atrapalhar a gravidez”. 

o que comer na gravidez

Peixes e frutos do mar 

Já os peixes em geral, se forem bem cozidos, podem ser consumidos normalmente e não costumam ser um problema na gestação. 

Peixes com  altas concentrações de mercúrio, porém, são proibidos. Já que essa substância é altamente tóxica ao sistema nervoso do feto. Tubarão, peixe-espada, cavala e alguns tipos de atum são alguns exemplos.

Seu consumo não precisa ser limitado caso o peixe não tenha origem em regiões com alta incidência de contaminação por mercúrio. 

Já os camarões, lagostas e outros frutos do mar não costumam possuir níveis elevados de mercúrio, sendo, portanto, seguros de serem consumidos na gravidez. 

Mas atenção: os mariscos são alimentos facilmente contaminados por bactérias, portanto, eles devem ser bem limpos e não devem ser consumidos crus. 

Verduras e legumes

Outros tipos de alimentos que também podem estar contaminados com os ovos da toxoplasmose são os vegetais e leguminosas. Qualquer alimento desse tipo deve ser bem lavado, limpo ou cozido antes de servido às grávidas. 

Ovos

Outro vilão das gestantes, a bactéria Salmonella pode causar formas graves de intoxicação alimentar. Portanto, o consumo dos ovos é permitido, desde que estejam bem cozidos. 

Alimentos feitos à base de ovos crus, como maioneses caseiras e molhos também devem ser evitados. Já as opções produzidas com alimentos pasteurizados podem ser consumidas normalmente, já que o risco de contaminação por bactérias é eliminado. 

o que comer na gravidez

Queijos ou derivados de leite

Queijos, como Brie, Camembert, Roquefort, Feta e Gorgonzola, se feitos de forma caseira, devem ser evitados. Bem como leites que não sejam industrializados, já que podem estar contaminados com a bactéria Listeria. 

Somente laticínios industrializados podem ser consumidos de forma segura, já que são pasteurizados, um procedimento que destrói os germe presentes nos alimentos.

Chocolate

Um alimento que deve ser consumido de maneira moderada, o chocolate não é contraindicado na gestação. 

Não há nenhuma substância presente que seja nociva para a grávida ou para o bebê, exceto pelo açúcar – porém, se consumido de maneira consciente, não há maiores problemas. 

O  único problema do consumo livre de chocolate durante a gestação é exatamente a grande quantidade de calorias e carboidratos que a grávida acaba ingerindo. 

Por isso é preciso ficar atenta ao ganho de peso excessivo – que pode gerar consequências como diabetes gestacional e hipertensão. 

o que comer na gravidez

Café

Outro tópico controverso entre os especialistas está no consumo de café pelas gestantes. 

Alguns estudos demonstraram que o consumo elevado de cafeína pode provocar aborto, parto prematuro e atraso no crescimento fetal.

Atualmente, a maioria dos médicos sugere um consumo máximo de 200 a 300 mg de cafeína por dia, não sendo preciso cortar radicalmente as fontes de cafeína. 

Uma xícara de café de 50 ml contém cerca de 60 a 70 mg de cafeína. Uma lata de Coca-Cola tem entre 40 e 50 mg de cafeína. Uma barra de chocolate tem menos de 10 mg.

o que comer na gravidez

Preparo dos alimentos deve ser adaptado 

Além dos tipos de alimentos ingeridos pelas grávidas, a maneira com que os mesmos são preparados também necessita de adaptações. 

Quando as futuras mamães ingerem os alimentos mal cozidos ou que foram manipulados de maneira inadequada e anti-higiênica, ela está colocando a saúde do seu bebê e dela mesma em risco. 

Por isso, é muito importante sempre verificar a procedência do alimento bem como ele é manejado antes de consumi-los. Lavar verduras, legumes e frutas antes de ingerir e cozinhar bem carnes, aves e peixes são algumas das dicas para uma dieta saudável livre de infecções. 

Leia mais

Vivi Araújo fala sobre alimentação e expectativas para o parto em último episódio de podcast

Tabela chinesa da gravidez pode prever o sexo do bebê

Ovodoação pode ser a solução para as mulheres que desejam ser mães

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário