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Nutrição para gestantes: Seu filho é o que você come

Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento saudável do bebê durante a gravidez é a garantia de um bom aporte de nutrientes, que depende diretamente da alimentação da mãe. Por isso é fundamental buscar informação sobre nutrição para gestantes e adaptar seus hábitos alimentares à uma nova rotina, priorizando o bem estar do novo membro da família.

Conversamos com a nutricionista Carol Faria (CRN 26.791), especializada em nutrição materno-infantil, sobre os benefícios de uma alimentação balanceada durante a gestação.

A importância da alimentação da mãe na gravidez

Os hábitos alimentares da mãe são considerados primordiais para o desenvolvimento saudável do bebê, inclusive a longo prazo.

“Com a sua alimentação, a gestante faz a chamada ‘Programação Metabólica’, que pode favorecer (ou não) uma infância com mais saúde e prevenir doenças na adolescência e vida adulta”, explicou a nutricionista. Isso significa que os hábitos da mãe podem influenciar as chances da criança vir a desenvolver doenças metabólicas como obesidade, hipertensão, diabetes e até câncer.

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Nutrição para gestantes: Alimentação da mãe durante a gravidez influencia saúde do bebê até a vida adulta

Além disso, os cuidados na alimentação da mãe também previnem o aparecimento de doenças a curto prazo, já na gestação, que podem colocar em risco o desenvolvimento do bebê, como o diabetes e a pressão alta.

Mulheres que possuem uma alimentação desequilibrada têm mais chances de desenvolver as doenças e manter as condições após o parto. “Com uma alimentação saudável e uma orientação nutricional correta, a gestante pode prevenir essas e outras complicações comuns na gravidez”, afirmou Carol.

Nutrição para gestantes: O que não pode faltar na dieta da gestante?

O equilíbrio é fundamental para garantir uma alimentação saudável. “Os alimentos naturais são os mais indicados. Lembre-se de um ditado: desembale menos e descasque mais! A gestante deve priorizar carboidratos integrais, proteínas magras, frutas, verduras e legumes”, recomendou a nutricionista.

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Nutrição para gestantes: verduras , frutas e legumes devem fazer parte da rotina diária da futura mãe.

Esses alimentos devem fazer parte da rotina alimentar diária da grávida. Carnes magras, peixes e ovos, gorduras boas como azeite de oliva, óleo de abacate, castanhas e oleaginosas reúnem os nutrientes necessários para uma gestação saudável.

Dica! Dê preferência aos alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos e pesticidas.

Evite!

Assim como a escolha por ingredientes naturais é mais indicada na gestação, os industrializados devem ficar fora da dieta da gestante. “Eles possuem uma grande quantidade de açúcares, adoçantes, sódio, gorduras trans e outros aditivos químicos”, lembrou Carol.

O consumo excessivo de doces e sal também deve ser controlado (pode comer, mas não todo dia e prefira porções pequenas), assim como o de embutidos, frituras, alimentos muito gordurosos e condimentados.

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Nutrição para gestantes: doces podem ser consumidos com moderação. O exagero pode levar ao diabetes gestacional.

“Também não recomendo o consumo de carnes cruas e a gestante deve se certificar que frutas, legumes e verduras estão corretamente higienizados antes de comer”, recomendou a nutricionista, que também não indica o consumo de adoçantes e produtos light/diet.

E nem precisamos dizer que bebidas alcoólicas estão completamente proibidos no cardápio da gestante!

Ganho de peso

Uma das principais preocupações a respeito de nutrição para gestantes é o ganho de peso. Muitas mulheres ainda se prendem à crença dos “9 kg”, mas não existe um número considerado ideal pois cada pessoa possui características individuais.

É preciso levar em consideração o índice de massa corporal (IMC) da mulher antes de engravidar. Dependendo da situação da gestante – que pode estar com baixo peso, peso adequado, sobrepeso ou obesidade – o nutricionista vai considerar uma faixa de ganho de peso considerada segura. Não é simplesmente cortar calorias ou grupos alimentares e sim promover uma melhora qualitativa nos hábitos da gestante.

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Nutrição para gestantes: acompanhamento profissional com nutricionista controla ganho de peso.

Para isso, será feita uma adaptação no cardápio da grávida, priorizando os nutrientes fundamentais para a saúde da mulher e o desenvolvimento do bebê. O profissional consegue montar um plano alimentar que utiliza as reservas de gordura como fonte de energia para o bebê.

Mais benefícios do acompanhamento nutricional na gravidez

Além de ajudar a gestante a fazer escolhas mais saudáveis, o nutricionista também pode ajudá-la a amenizar sintomas incômodos da gravidez, sem prejudicar a ingestão necessária de nutrientes. “Ajudamos a monitorar possíveis consequências dos sintomas comuns na gravidez, como náuseas, vômitos, azia, inchaço, indisposição, sono excessivo, etc, além de indicar formas de driblar os incômodos”, afirmou a nutricionista.

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Nutrição para gestantes: priorizar ingredientes naturais e acompanhamento nutricional ajuda a amenizar incômodos.

Importante! Não se esqueça de beber bastante água! Invista em água mineral, água aromatizada com frutas ou água de coco. A hidratação auxilia a gestante a evitar quadros de constipação.

E siga à risca o pré-natal, realizando todos os exames solicitados pelo obstetra. O cuidado é importante para que os médicos estejam atualizados com um panorama completo da saúde da mãe e do bebê.

 

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