a
HomeGravidezEstudo comprova que mulheres ainda costumam beber na gravidez
shutterstock_394076527
shutterstock_394076527
s

Estudo comprova que mulheres ainda costumam beber na gravidez

Pense duas vezes antes de aceitar aquela taça de vinho ou um copo de cerveja que parecem inofensivos! Beber na gravidez pode ser muito prejudicial à saúde do bebê e da gestante também. Por isso, o álcool não está liberado em nenhuma circunstância! Quando a mãe consome bebidas alcoólicas, mesmo que em pequenas quantidades, está se expondo à possibilidade de sofrer um aborto espontâneo, além de poder transmitir ao bebê severos danos em sua formação. Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association mostrou que mais mulheres têm consumido bebidas alcoólicas durante a gravidez.

beber na gravidez

 

Beber na gravidez pode causar síndrome irreversível

O costume de beber na gravidez pode fazer com que o bebê que está em desenvolvimento na barriga da mãe desenvolva a Síndrome Alcoólica Fetal (FASD), uma doença que, segundo o estudo, afeta 5 a cada 100 crianças nos Estados Unidos. A pesquisa foi feita em escolas públicas e privadas, em quatro áreas diferentes do país norte-americano e teve como amostra 6600 crianças do primeiro ano do ensino primário e seus pais.

beber na gravidez

De todas elas, 222 foram diagnosticadas com a síndrome, mostrando um aumento significativo no número de mães que costumam beber na gravidez.

Além da Síndrome Alcoólica Fetal, o bebê de uma mãe que consome álcool na gravidez pode desencadear problemas como retardo mental, dificuldades de aprendizagem, hiperatividade e problemas motores.

Como acontece a Síndrome Alcoólica Fetal?

O problema é que o álcool ingerido passa para a corrente sanguínea da mãe, e, consequentemente, acaba ficando acumulado no líquido amniótico, que serve para proteger o bebê dentro da placenta. É neste líquido que os nutrientes que alimentam o bebê ficam também. Sendo assim, o álcool penetra no organismo em desenvolvimento e acaba demorando mais para ser eliminado pelo bebê.

beber na gravidez

Sendo assim, a bebida deve ser totalmente abolida da sua rotina durante a gravidez. São apenas nove meses, você conseguirá resistir! Afinal, o que realmente vale a pena é gerar ter um bebê cheio de saúde. 😉

 

Leia mais

Azia na gestação: causas e prevenção

Por que aumentar o consumo de água na gravidez?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário