a
HomeGravidezMudanças no corpo da mulher durante a gravidez
mudanças gestação grão de gente
mudanças gestação grão de gente
s

Mudanças no corpo da mulher durante a gravidez

A gravidez chega com dúvidas e curiosidades, são muitas informações vindas de médicos, familiares, internet e amigos que formam uma verdadeira confusão na cabeça das mamães. Veja algumas mudanças e alterações que acontecem com o corpo e o organismo da mulher durante a gestação.

Linha escura vertical na barriga da grávida
Essa linha, que pode ter até um centímetro de largura, costuma aparecer na parte inferior do abdome, muitas vezes passando pelo umbigo. Ela tende a surgir perto do segundo trimestre da gravidez. Chama de linea nigra é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado.mudanças gestação grão de gente

Manchas no rosto
As gestantes possuem uma grande sensibilidade ao hormônio estrógeno que provocam um aumento na produção do hormônio melanócito estimulante, o qual colabora para a produção de melanina e faz com que a coloração em lugares específicos do rosto fiquem mais em evidência, formando cloasma. A coloração mais escura pode surgir ao redor dos seios também.

Transformações no cabelo
Os hormônios, principalmente a progesterona, que mexem com o organismo da mulher tem o “pico de produção” no primeiro trimestre, quando as transformações tem mais força, pode ser que a mulher que tenha o cabelo liso, fique com os fios mais ondulados. Quem tem cacheado, pode ficar menos ondulado. Outra mudança comum é com a oleosidade dos fios, na gestação é comum diminuir a oleosidade por causa da alteração hormonal.

Mudanças na pele
As grávidas tendem a ter a pele mais brilhante devido ao aumento do fluxo sanguíneo, que provoca um rejuvenescimento e as já famosas mudanças hormonais, que fazem com que as glândulas sebáceas entrem em grande produção.

Alterações nas pernas
O aumento do volume uterino causa compressão da artéria que leva o sangue ao coração. Esse fator, aliado ao efeito da progesterona e do estrógeno nos vasos sanguíneos (vasodilatação), facilita o aparecimento de varizes e inchaço nos membros inferiores.

As mudanças acontecem junto com o crescimento do bebê na barriga da mãe, todas as alterações são normais e fazem parte do ciclo gestacional. Caso se sinta incomodada com alguma diferença que apareça, procure um profissional para orientação mais detalhada.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário