a
HomeGravidezMitos e verdades sobre Gravidez
mamães gravidas
mamães gravidas
s

Mitos e verdades sobre Gravidez

Quando se fala em gravidez, amigos, familiares e até desconhecidos têm sempre um palpite, uma história ou uma receita passada de geração em geração e que são tomadas como verdades incontestáveis pela maioria das pessoas. Mas você já parou para pensar se algumas dessas tais verdades sobre a gravidez fossem apenas mitos? Pois a Grão de Gente pensou nisso e resolveu selecionar essa matéria para elucidar algumas dessas histórias e clichês que acompanham o imaginário popular no que diz respeito à gravidez. Chá de Bebê Mamães Econômicas

Grávidas de meninas ficam com a barriga alta: Mito

A ginecologista e obstetra do centro Iowa Health, Estados Unidos, explica que pode até ser que a pessoa esteja certa quando diz isso, mas que não passa de um palpite. “A posição do bebê pode afetar sua aparência. Se a barriga estiver alta pode ser porque o bebê não tenha se encaixado na pélvis perto da data do parto. Isso não tem nenhuma relação com o gênero do bebê. Estatisticamente, você tem 50% de chances de dar à luz a um bebê de ambos os sexos”.

Bebês cabeludos causam acidez no estômago: Verdade

Será que aquela acidez no estômago durante a gestação quer dizer que seu bebê nascerá cabeludo? Um grupo de estudos composto por médicos da Instituição Médica Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, descobriu que mulheres que sofreram de azia moderada ou severa durante a gestação tiveram mesmo bebês com mais cabelos. Parece haver uma associação entre azia severa durante a gravidez e a fartura do cabelo do bebê.

Os bebês têm tipos preferidos de comida: Falso

Algumas mulheres grávidas sentem uma vontade incontrolável de comer certas comidas e muita gente acredita que essa é uma vontade do bebê, transferida para a mãe. Por exemplo, se a mãe sente vontade súbita de comer carne, deve ser porque o bebê está precisando de ferro, então manda os sinais. Bem, não é o que afirma o médico do Centro de Obstetrícia da cidade de Nova York George Mussalli. Muitos dos desejos não têm explicação científica. “Grávidas costumam sentir desejo por doces”, afirma dr. Mussalli, “mas ninguém tem desejo por brócolis, que é cheio de nutrientes importantes”.

Náusea é um bom sinal: Verdade                          

Algumas pessoas dizem que sentir náuseas significa que o bebê está bem. Será que isso é verdade? Talvez, afirma Dr. Mussalli. “Náusea e vômito estão relacionados ao nível elevado de hormônios típicos da gravidez”, explica. “Aquele mal estar matinal mostra esse aumento do hormônio; o que é bom”. Isso mostra que os bebês estão se desenvolvendo normalmente, o que não significa que se a mulher não sentir enjoo há algo de errado com seu bebê. Isso porque algumas mulheres têm maior tolerância a esses hormônios.

Meninas roubam sua beleza: Falso

Ao invés do esperado brilho da gravidez você sente sua pele estranha, os cabelos ressecados e um inchaço. Será que essa criatura tão pequena estaria roubando toda sua beleza para si? Provavelmente, não. O inchaço mostra que você está retendo líquido. Além disso, a progesterona produzida em alta escala nesta fase pode causar acne e outros hormônios podem alterar a aparência do seu cabelo. “Isso não tem nada a ver com o sexo da criança”, explica Dr. Shaw. E se você está se sentindo menos bela, lembre-se de que você está gerando uma vida, que representa uma beleza sem fim. (Fonte: Uol/Pais&Filhos)

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário