a
HomeGravidez15 mitos e verdades sobre fertilidade
fertilidade
fertilidade
s

15 mitos e verdades sobre fertilidade

Nem sempre o tão esperado teste positivo aparece rapidamente. Assim que um casal (ou não) decide ter um filho, é necessário entender sobre fertilidade, que é a capacidade de engravidar naturalmente.

A dificuldade para engravidar é comum. Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde apontam que um a cada cinco casais vai encontrar problemas de fertilidade. Apesar disso, não há motivos para desespero! Informação e acompanhamento médico são essenciais durante esse período de tentativa. 

Vários exames podem identificar se você pode ou não ter problemas para engravidar, por isso, é muito importante manter uma rotina de cuidado com a saúde. Para te ajudar com as principais dúvidas sobre o assunto, separamos 15 mitos e verdades sobre fertilidade. Confira:

É normal demorar para engravidar

Mito. O tempo para casais jovens e saudáveis conseguirem engravidar geralmente acontece em 12 meses. Pode acontecer antes ou depois. Em nenhum dos casos precisa de preocupação, afinal, não há um prazo certo ou errado para engravidar. A recomendação é procurar um ginecologista ou urologista para entender o que está acontecendo, caso a tentativa de gravidez não dê certo. 

fertilidade

Obesidade e magreza extrema atrapalham a fertilidade

Verdade. Quanto mais saudável, maiores chances de ter um bebê. Está comprovado a obesidade ocasiona disfunções hormonais que prejudicam o ciclo menstrual e a ovulação. Se o caso for de indução da ovulação através de reprodução assistida, o excesso de peso diminui a resposta ovariana às medicações e a quantidade de óvulos. 

A magreza extrema também prejudica a fertilidade. Mulheres com esse sintoma têm diminuição na produção de leptina, hormônio importante e necessário durante o ciclo menstrual. 

Existe relação entre estresse e fertilidade

Verdade. Situações extremas de ansiedade, pressão e estresse podem provocar disfunções hormonais. O ciclo menstrual pode sofrer alterações e, consequentemente, a dinâmica da ovulação. Os homens também são afetados com o estresse. 

fertilidade

Há alimentos que ajudam a engravidar

Mito. Não existe comprovação científica que indiquem alimentos milagrosos para engravidar. O que pode ajudar é ter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis. Isso vale para os homens e para as mulheres, viu? Alimentos saudáveis gera organismos saudáveis! 

Alimentos ou chás podem apenas aumentar o libido ou deixar a pessoa mais relaxada. Nada que se destaque ou valha a pena destacar!

Anticoncepcional pode levar a infertilidade

Mito. O anticoncepcional faz que a mulher não libere o óvulo, mas a perda de folículos e a diminuição do estoque de óvulos são contínuas. Isso acontece independentemente de ela usar anticoncepcional ou não, ou se menstrua ou não regularmente. 

Alguns casais só percebem algum problema de fertilidade depois que param com os métodos anticoncepcionais. Isso NÃO significa que foi a causa da dificuldade para engravidar. 

Da mesma forma, parar de se proteger não indica a gravidez será automática. Dependendo do método utilizado, leva de um a três meses até que o corpo se acostume e regule os níveis hormonais. 

Existe idade certa para engravidar

Mito. Embora o auge da fertilidade feminina seja entre os 20 e 35 anos, quando o corpo está mais bem preparado para receber o bebê, nem sempre uma gravidez está nos planos da família. É preciso planejamento e informação. A chance de engravidar, em relação ao número de tentativas por mês, é de 20% aos 25 anos; 15% aos 35 anos; 5% aos 40 anos; e 2% aos 43 anos.

fertilidade

Só a idade da mulher importa

Mito. Para a gravidez acontecer, é preciso que a saúde dos dois esteja em ordem. Homens e mulheres vão perdendo a capacidade reprodutiva com o tempo. A quantidade e a qualidade do esperma também diminui.

Mulheres com endometriose podem engravidar

Verdade. Boa notícia, mas é preciso ter alguns cuidados especiais! A endometriose pode causar alterações no funcionamento do ovário e obstrução das trompas, que podem causar infertilidade em cerca de 30 a 40% das mulheres. Para evitar qualquer problema, é fundamental procurar um especialista para fazer uma avaliação e procurar o melhor tratamento para o seu caso. Há esperança! 

Agrotóxicos podem causar infertilidade

Verdade. O uso contínuo de alimentos com altos níveis de agrotóxicos prejudicam a fertilidade. Uma boa alternativa é diminuir a ingestão de carnes vermelhas e aumentar o consumo de verduras, frutas e legumes orgânicos. 

Fumo, álcool e drogas prejudicam a fertilidade

Verdade. Essa não é segredo para ninguém. Os homens podem produzir espermatozóides com morfologia alterada e com dificuldade de locomoção. Já as mulheres podem ter alteração na qualidade dos óvulos, além de uma menopausa precoce e osteoporose. 

fertilidade

Mulheres com apenas uma trompa e um ovário não conseguem engravidar

Mito. Se o ovário produzir óvulos e a trompa não estiver obstruída, a mulher consegue, sim, engravidar. 

Mulheres com ovários policísticos não têm chances de engravidar

Mito. Com a Síndrome dos Ovários Policísticos, a mulher tende a ovular menos, por isso, essa condição reduz as chances de uma gestação, mas não a impede totalmente.

Quem já sofreu abortos naturais tem menos chance de engravidar

Mito. Abortos espontâneos não impedem nem atrapalham futuras gestações. Vale destacar que, no caso de curetagem, pode ocorrer a formação de aderências intrauterinas que pode dificultar a gestação quando não diagnosticada. Outro motivo para reforçar o acompanhamento médico. 

A mulher que faz tratamento para engravidar terá gêmeos ou trigêmeos

Mito. A chance de ter uma gestação múltipla é de 20% após técnicas como fertilização in vitro ou inseminação artificial. 

Depois dos 35 anos, é mais difícil engravidar naturalmente

Verdade. Quem quer engravidar com ou a partir de 35 anos deve buscar um especialista depois de 6 meses de tentativas frustradas. 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

Leia mais:

Trombofilia na gravidez: tudo sobre as “picadinhas de amor”

18 ideias para anunciar a gravidez com criatividade

Bebê chegando? Saiba como fazer um bom planejamento financeiro

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário