a
HomeGravidezAmamentaçãoAs melhores posições para amamentar
confira quais são as melhores posições para amamentar
confira quais são as melhores posições para amamentar
s

As melhores posições para amamentar

A amamentação não vem com manual de instruções. Com o tempo, você irá descobrir qual é a melhor posição para você e o seu bebê. Nós podemos adiantar que a forma ideal para você amamentar o seu pequeno é aquela que permite a colocação do bebê próximo ao seio, facilita uma boa pega e, claro, é confortável para a mãe e o bebê. Para auxiliar você, conversamos com a enfermeira especializada em amamentação Lorena Oliveira, do Blog da Lo, e pedimos dicas das melhores posições para amamentar.

Lorena explica que quando você opta por uma posição para alimentar o bebê, o mais importante é observar se você está confortável e o seu filho está conseguindo abocanhar o seio sem dificuldades. “A pega correta é extremamente importante para o sucesso da amamentação, é através dela que a criança conseguirá extrair leite suficiente para saciar as suas necessidades nutricionais”, esclarece a enfermeira especializada em amamentação.

As melhores posições para amamentar

 

  • posições para amamentarDeitada

Permaneça deitada e deixe o bebê em posição paralela ao seu corpo. Eleve levemente a cabecinha dele para auxiliar a descida do leite e não deixar o líquido escorrer para o ouvidinho dele.

 

  • Tradicional

Nessa posição, você deve utilizar o braço do mesmo lado do seio em que ele se alimenta. Segure com segurança o pescoço e os ombros do bebê no seu antebraço.

 

  • Cavaleiro

É preciso deixar o bebê “de cavalinho” em uma das coxas e permitir com que ele fique de frente para a mama.

 

  • Lateral inversa ou Bola de futebol americano

O corpo do bebê deve ficar embaixo do braço da mãe, em sua lateral inversa. É como se você estivesse segurando uma bola de futebol americano. Esta posição é estratégica para os bebês que só gostam de mamar em um seio. Dessa forma, ele tende a aceitar o peito rejeitado com mais facilidade. A posição bola de futebol americano também é muito utilizada pelas mães de gêmeos.

 

Dicas imprescindíveis para amamentar

 

  • Apoio da mama em forma de “C”

“Além de eleger as melhores posições para amamentar, uma dica legal para que a pega seja feita corretamente é apoiar o seio com a mão em forma de “C” para direcioná-lo ao bebê e ajudá-lo a abocanhar o seio com perfeição”, conta Lorena.

Não é recomendado utilizar a mão em forma de “tesoura”. Desta forma, você afastará a aréola da boca da criança e ela abocanhará apenas o mamilo, o que levará a pega errada.

Atenção especial com os recém-nascidos: mesmo com a posição e a pega correta, o pequeno poderá sentir dificuldades para suportar o peso da mama. Por isso, é imprescindível que no momento do aleitamento, você realize esse suporte e possibilite ao seu bebê uma mamada mais tranquila.

 

  • Teste de flexibilidade areolar

Para auxiliar ainda mais na amamentação, é importante realizar o teste de flexibilidade areolar. Quando a mama está muito cheia, o bebê não consegue abocanhar o mamilo e boa parte da aréola, o que possibilita uma pega errada.

Para evitar esse problema, faça um teste simples. Aperte levemente a região areolar e verifique se a mesma não está endurecida. Se estiver, a orientação é ordenhar um pouquinho a mama e extrair uma pequena quantidade de leite para que a mama fique mais macia e, desta forma, o bebê consiga mamar sem empecilhos.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Boa Noite.Estou amamentando meu bebê ele tem 15 dias mas ele se afoga mto. Qual as recomendações para que ele não se afoguei?

    26 de junho de 2018
  • Olá boa noite, meu BB tem 20 dias e desde que nasceu ele mama mais o bico do peito está bem avermelhado e arde muito quando dou de mama pra ele. Já estou usando uma pomada chamada milar maos não ta resolvendo muito, alguma outra que seja melhor pra usar ? Att

    25 de outubro de 2018

Deixe um comentário