Masturbação na gravidez tá liberado?
Sabe aquele pensamento de que gestação e prazer feminino não combinam? Falar sobre sexualidade nessa fase continua sendo um tabu, ainda mais quando este prazer vem através da masturbação na gravidez.
Os mitos que rondam a gravidez são vários, como por exemplo, se a prática de relação sexual durante a gestação é prejudicial ao bebê. Já respondemos aqui no blog que isso é um mito! Não há motivos para a proibição do sexo em uma gestação saudável. É claro, que existem situações em que o sexo é contraindicado, como quando há a probabilidade de trabalho de parto prematuro, placenta baixa, ameaça de aborto, etc. Por isso, essa questão precisa ser conversada com o seu médico.
Em relação à masturbação na gravidez não é diferente. A ideia do prazer feminino, ainda mais quando ele é dado pela própria mulher, aparece como algo censurado. E é totalmente ao contrário, a prática durante a gestação promove bem-estar e uma série de outros benefícios.
Por que a mulher pode sentir mais prazer nos primeiros meses de gravidez?
Primeiramente, temos que entender que a gravidez transforma o corpo da mulher para receber um bebê. Um fato é que, principalmente no início, há uma alteração hormonal grande. O aumento do estrogênio, hormônio sexual feminino, tem a capacidade de melhorar a libido. Os hormônios à flor da pele fazem com que a mulher sinta mais prazer e, consequentemente, vontade de ter uma relação sexual.
Outra explicação para o aumento da libido, é que a região pélvica passa a receber maior circulação sanguínea. Isso acontece pois o corpo precisa de mais sangue nessa área para a placenta. Há uma compressão de vasos ao redor, e portanto, ocorre um leve edema da vulva, fazendo com que haja mais lubrificação. Dessa maneira, a sensibilidade no genital aumenta.
Quando praticar a masturbação na gravidez?
Praticar a masturbação na gravidez é algo muito individual. Do mesmo modo que o desejo pode aumentar nos primeiros meses de gestação, muitas mulheres podem não sentir essa disposição, principalmente quando é uma gestação de primeira viagem, e pode haver maior preocupação no início.
A prática da masturbação é algo muito particular. Especialistas concordam que o segundo trimestre possa ser o mais favorável para o ato, e até mesmo para a relação sexual como um todo, visto que a barriga ainda não está tão grande e a mulher pode já ter passado daquela fase de apreensão e também de outros desconfortos, como os enjoos.
Conheça os benefícios da masturbação na gravidez
A masturbação na gravidez não é contraindicada em nenhum momento. A prática promove bem-estar, boas noites de sono e ainda serve como autocuidado.
Sabemos que o ato de se masturbar traz inúmeros benefícios tanto para a mulher, quanto para o homem. O fato de conhecer o próprio corpo é muito importante para saber como você sente mais prazer, qual parte é mais sensível, o que você mais gosta no ato sexual.
Durante a gravidez não precisa ser diferente. A prática faz com que a mulher promova a intimidade consigo mesma e continue tendo contato com o próprio corpo, se enxergando como uma mulher que sente prazer, que tem desejos, mesmo quando está nessa transição de entender que agora também é mãe.
Dois importantes hormônios que aumentam nesse momento são a ocitocina e a dopamina. Eles favorecem o bem-estar. Além disso, a masturbação pode trazer benefícios para o sono, memória e desempenho intelectual.
E você sabia que a liberação desses hormônios também trazem benefícios para o bebê por tabela? Ou seja, a mulher se sente bem, muito mais tranquila, e passa esse bem-estar ao filho.
Dicas para praticar a masturbação na gravidez
A mulher pode praticar a masturbação sozinha ou com o parceiro. Explorar a região íntima com os dedos é a dica mais comum da masturbação, porém é preciso ter cuidado e ser delicada para não haver risco de ferimentos, sobretudo quando a mulher tem unhas grandes.
O uso de acessórios, como vibradores, pode ser mais uma forma de deixar esse momento agradável. Uma dica é usá-los quando a barriga estiver maior. Mas atenção: usar vibradores requer cuidado, pois é preciso que eles sejam bem higienizados para a prática.
A masturbação na gravidez é uma prática muito saudável, um hábito que pode ser mantido durante toda a gestação! Está liberado sentir prazer!
A Beabá Grão de Gente
Mamãe, você já conhece a Beabá Grão de Gente? É a nossa plataforma de cursos 100% online voltada para a maternidade. Temos cursos de diversos assuntos: amamentação, parto, pós-parto, cuidados com o recém-nascido, desenvolvimento do bebê e nutrição. Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça todos os nossos conteúdos!
Leia mais:
Sexo no pós-parto: 10 dúvidas frequentes entre os casais
25 dúvidas mais comuns em cada trimestre da gravidez
10 perguntas que você precisa fazer na primeira consulta pré-natal