a
HomeGravidezAmamentaçãoMamilo invertido, cirurgia e tamanho do seio interferem na amamentação?
mamilo invertido
mamilo invertido
s

Mamilo invertido, cirurgia e tamanho do seio interferem na amamentação?

Diversos mitos e crenças cercam a amamentação, especialmente sobre o mamilo invertido, cirurgias mamárias e o tamanho do seio da mulher. Esses assuntos estão entre os mais buscados por gestantes que, por falta de informação e orientação adequada, podem acreditar que não irão conseguir amamentar.

Mas a verdade é que a amamentação é uma fase de aprendizado para toda a família, por isso a informação será a sua maior aliada!

mamilo invertido

Mamilo invertido e a amamentação

Além de invertido, o mamilo pode ser classificado como normal (ou protuso), plano (ou pequeno) ou comprido.

É normal que algumas mulheres acreditem que tenham mamilos invertidos mas, após o parto, percebem uma saliência do bico. Isso pode acontecer com o estímulo da sucção do bebê ou das bombas extratoras de leite.

Para entender melhor os tipos de mamilo, preparamos um infográfico com exemplos ilustrativos. O normal é o tipo mais comum, seguido pelo plano.

mamilo invertido

E, ao contrário do que parece, o mamilo comprido não facilita a amamentação. A mulher deve ter atenção extra à pega correta, evitando que o bebê pegue somente o bico, o que pode favorecer o aparecimento de fissuras.

Mas, independente do tipo de mamilo, lembramos que o bebê não precisa do bico para mamar corretamente e sim da aréola. Esse é o príncipio básico da pega correta, assunto que já falamos aqui no Blog Grão de Gente.

Cirurgias e tamanho do seio

Outro assunto que levanta muitas dúvidas entre as futuras mães é a realização de cirurgias mamárias e o tamanho do seio, e como esses fatores podem interferir na amamentação.

No primeiro caso, a avaliação de um profissional é essencial. Isso porque, nas cirurgias para aumento das mamas, a prótese colocada atrás do músculo tende a não atrapalhar a amamentação.

 

mamilo invertido

Outra questão que influencia é a via cirúrgica, que pode prejudicar o aleitamento se for através da auréola. Já nas mulheres que passaram por redução de mamas, a preocupação é com a preservação dos ductos mamários. Por isso, somente um especialista pode avaliar.

O tamanho do seio também não interfere no sucesso do aleitamento, pois não há influência na produção de leite. A mulher produz a quantidade ideal de leite para suprir as necessidades do bebê, de acordo com a demanda. Ou seja, quanto mais o bebê mamar, mais leite a mulher terá, independente se a mama é pequena ou grande.

mamilo invertido

Especialista em amamentação esclarece dúvidas

O quadro “Palavra do Especialista” desta semana no canal da Grão de Gente no YouTube convidou a enfermeira e especialista em amamentação Sandra Abreu, que falou sobre mamilo invertido, cirurgias e tamanho do seio.

No vídeo, Sandra esclarece as principais dúvidas sobre os assuntos e ensinou uma técnica infalível para ajudar as mamães com mamilos invertidos a amamentar com mais facilidade. Vamos conferir?

Leia mais

Dúvidas sobre amamentação [Concilie com a volta ao trabalho!]

Especialista explica as fases do leite materno

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Estou amando esses artigos….leio todos…. tenho uma bebê de três meses

    28 de julho de 2018

Deixe um comentário