a
HomeGravidezMãe do corpo: entenda o que é a sensação no pós-parto
mãe do corpo
mãe do corpo
s

Mãe do corpo: entenda o que é a sensação no pós-parto

Sentir o bebê mexer mesmo depois do parto pode ter uma explicação bem simples: é a mãe do corpo! Essa é uma expressão popular antiga utilizada tradicionalmente para explicar os movimentos que algumas mulheres sentem dentro da barriga, como se o bebê ainda estivesse lá dentro. Pode acontecer mesmo que o filho já tenha nascido há dias, semanas, meses e até anos. Curioso, né?

mãe do corpo

Mãe do corpo como expressar popular

A crença é muito forte em lugares onde a cultura das parteiras é comum, como na região Amazônica. A mãe do corpo teoricamente seria um ser que vive dentro do corpo durante a gravidez e após o parto, procura a criança. Sem encontrar o bebê, ela fica impaciente, o que explicaria sentir os movimentos comuns da gravidez, como barriga mexendo.

Por ser passada de geração em geração, provavelmente as parteiras que fizeram o parto das nossas avós e bisavós faziam rituais para ‘acalmar’ a mãe do corpo após o parto. Nesses lugares, é possível encontrar parteiras que ainda os praticam. 

Mas a mãe do corpo tem explicação científica? 

Sim! De forma simplificada, a mãe do corpo nada mais é do que os órgãos, principalmente o útero, voltando ao lugar depois do nascimento do bebê. A sensação pode causar mal estar, tamanha a atividade dos órgãos se realocando. Imagine que eles levaram meses para se ajustar na gravidez e agora precisam voltar ao normal. É um trabalho e tanto, né?

O puerpério dura aproximadamente 60 dias. Durante essa fase, o útero se contrai aos poucos para voltar o seu tamanho normal, podendo gerar cólicas e desconfortos. 

mãe do corpo

Também é comum ocorrer o acúmulo de gases e prisão de ventre, o que causa ainda mais desconforto na região da barriga e dando a sensação da mãe do corpo. Vale ressaltar a flacidez e o inchaço no pós parto. 

Mas e quando os movimentos da mãe do parto são sentidos ainda depois disso? Mais de um ano? Também tem explicação! Isso seria explicado pela atividade das trompas e também pelo movimento do útero dentro da cavidade abdominal. Agora, depois de uma gestação, ele tem maior tamanho e também pode ter mais espaço dentro do abdome.
E aí, curtiu das informações sobre a mãe do parto? Você teve ou conhece alguém que teve os sintomas? Conta pra gente sua experiência nos comentários! Vamos amar ler tudinho. 

Leia mais:

Coronavírus: tudo o que as gestantes precisam saber

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

Dá para evitar o parto prematuro?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário