a
HomeGravidezLinha Nigra: o que é e como tratar?
1170
1170
s

Linha Nigra: o que é e como tratar?

Dentre as diversas mudanças no corpo das grávidas, uma que pode assustar e até mesmo preocupar as mamães é aquela linha mais escura que surge no centro da barriga. Ela é chamada de Linha Nigra ou Linha Púrpura.

Dados apontam que 90% das gestantes têm a linha nigra e, na sua maioria, são mulheres de pele morena. No entanto, toda gestante está propensa a apresentar a linha nigra, que pode aparecer na parte inferior do umbigo ou em toda extensão abdominal. Geralmente, é notada partir do segundo trimestre de gestação, lá pela oitava semana.

Sabe aquela questão de se preocupar? Não é preciso! É uma situação completamente normal da gravidez, não gera nenhum risco para a mamãe ou para o bebê. Vamos te explicar as causas, como cuidar e quando que geralmente desaparece!

Causas

Como a maioria das mudanças corporais na gestação, os hormônios são os responsáveis pelo aparecimento da linha nigra. Elevações de estrogênio, progesterona, Beta HCG, prolactina, entre outros. 

O estrogênio estimula a produção do hormônio melanócito estimulante, que estimula o melanócito, uma célula presente na pele, levando à produção de melanina e favorecendo o escurecimento da região. Além disso, a linha torna-se mais evidente devido à distensão abdominal que acontece com o objetivo de acomodar melhor o bebê na barriga da mamãe. 

linha nigra

Curiosidade: Não é só essa parte da barriga que pode escurecer, viu? Outras regiões do corpo, como seios, axila, face e parte internas das coxas podem sofrer alterações.

Quando desaparece? 

A tendência é a linha nigra desaparecer de forma gradual após o parto. Não há um tempo certo, já que depende da regulação dos níveis hormonais. Caso esteja demorando demais, é preciso consultar um dermatologista e procurar o tratamento adequado. 

Cuidados com a linha nigra

Mesmo sendo algo natural da gestação, é sobre pele que estamos falando, né? Então há alguns cuidados para manter a região hidratada e favorecer o desaparecimento mais rápido.

linha nigra

Confira alguns deles:

  • Evite exposição solar por longos períodos e nos horários mais quentes
  • Use protetor solar, mesmo dentro de casa
  • Hidrate bem a pele: um bom creme ou óleo são ótimos para manter a elasticidade da pele. Também beba muita água!
  • Cuide da alimentação: Cardápio rico em ácido fólico, cálcio e alimentos integrais como grão de bico, brócolis e feijão são fundamentais

Quer saber mais?

Aprenda sem sair de casa! Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas.  Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

Leia mais:

5 dicas para evitar estrias na gravidez

Perda de líquido amniótico na gravidez: o que fazer?

As fases da lua influenciam na hora do parto?

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário