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Como lidar com a insônia na gravidez?

Algumas das principais crenças da maternidade têm relação com o sono da futura mãe. No início, as gestantes têm fama de dormir demais. Já na reta final da gestação, as perguntas são quase sempre se estão conseguindo dormir bem. Então, é fato que o sono será afetado de alguma forma. Mas será que é normal ter insônia na gravidez?

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Sim! É normal ter insônia na gravidez

Tanto o excesso de sono no início da gestação quanto dificuldades para dormir em outras fases são comuns durante a gravidez em função das alterações hormonais. Outras situações também relatadas por gestantes são: apresentar um sono mais leve e ter mais pesadelos.

Isso acontece porque a progesterona tem efeito sedativo e o estrogênio é estimulante, o que trava uma verdadeira guerra hormonal, provocando picos de sono durante o dia e despertares noturnos.

O psicológico também é um fator preocupante. Mães de primeira viagem, mulheres que estão estressadas com o trabalho ou têm problemas pessoais, além das que são naturalmente ansiosas, também podem apresentar insônia na gravidez.

O crescimento da barriga, a azia e constantes idas ao banheiro também são fatores que podem fazer com que as gestantes não desfrutem de uma boa noite de sono. Mas é fundamental estar atenta a todas essas questões, pois é importante que a futura mãe consiga dormir com qualidade.

Insônia na gravidez prejudica o bebê?

Não, mas a mulher deve buscar formas para tentar dormir melhor, pois o descanso é fundamental para a manutenção da saúde, a proteção do sistema imunológico e diminuição do estresse.

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Como dormir melhor na gravidez?

  • Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário;
  • Deixe o quarto escuro e com temperatura agradável;
  • Durma de lado (no esquerdo) após o 5º mês de gestação;
  • Use um travesseiro entre as pernas, para equilibrar melhor a barriga;
  • Evite consumir bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e chás;
  • Evite locais agitados e barulhentos entre o fim da tarde e o início da noite;
  • Tome um banho morno antes de dormir;
  • Evite refeições pesadas e gordurosas;
  • Beba chá de camomila ou de erva-cidreira à noite.

Além disso, medidas naturais como acupuntura e meditação também podem ajudar. Nunca se automedique e busque orientação médica se a insônia na gravidez persistir mesmo após mudanças no estilo de vida.

 

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