a
HomeGravidezInjeção para amadurecer pulmão do bebê: Será que vou precisar?
Injeção para amadurecer pulmão do bebê
Injeção para amadurecer pulmão do bebê
s

Injeção para amadurecer pulmão do bebê: Será que vou precisar?

Já ouviu falar na injeção para amadurecer pulmão do bebê? A medicação – um corticoide ou corticosteroide – pode ser administrada nas gestantes com risco de parto prematuro, já que o pulmão é um dos últimos órgãos a amadurecer no bebê.

O remédio não impede o nascimento antes da hora, mas prepara os pulmões do bebê para a vida fora do útero. Pode ser administrado em várias doses, de acordo com a indicação do médico. Seu efeito dura de 48 horas a 7 dias e só deve ser aplicada até a 34ª semana.

Injeção para amadurecer pulmão do bebê

Quais são os benefícios?

De acordo com especialistas, além de preparar os pulmões do bebê que nascer antes do tempo, o medicamento também pode prevenir a SDR (Síndrome do Desconforto Respiratório), uma doença pulmonar que pode ocorrer logo após o nascimento. 

Também pode haver diminuição no risco de sangramento no cérebro e outros problemas que podem prejudicar o desenvolvimento do recém-nascido prematuro, reduzindo também a necessidade de internação em UTI neonatal.

Há riscos?

Além do incômodo da injeção, a mãe pode sentir a visão embaçada, apresentar cãibras musculares ou fraqueza, ter dificuldade para dormir e mudanças repentinas de humor. Também há casos de sentir o bebê menos ativo nos dias posteriores à injeção. 

Quem pode tomar a injeção para amadurecer pulmão do bebê?

Só o obstetra responsável pelo pré-natal pode indicar a necessidade do medicamento. O médico vai observar se a gestante apresenta contrações ou outros sintomas que possam indicar um parto antes das 37 semanas, que é quando consideramos prematuro. 

Mas, normalmente, os médicos indicam a injeção para gestantes de alto risco entre a 28ª e 34ª semana de gravidez. 

Injeção para amadurecer pulmão do bebê

 

Leia Mais:

Sarampo na gravidez: como se proteger?

Vitaminas e suplementação na gravidez: tudo o que você precisa saber!

Cuidados que toda mãe deve tomar durante a quarentena pós-parto

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário