a
HomeGravidezÉ normal ter incontinência urinária na gravidez?
incontinência urinária na gravidez
incontinência urinária na gravidez
s

É normal ter incontinência urinária na gravidez?

Um dos sintomas mais comentados entre as gestantes é a necessidade constante de fazer xixi. Isso é natural por causa do crescimento do bebê no útero, que pressiona a bexiga e deixa menos espaço para a urina. Mas uma outra consequência disso é a incontinência urinária na gravidez, que chega a afetar 80% das futuras mamães.

Será que é normal?

Sim, a incontinência urinária na gravidez é considerada normal pelos obstetras. Além da pressão sofrida pelo útero, a bexiga também é afetada pelo enfraquecimento dos músculos que seguram os órgãos pélvicos. Com isso, ela acaba perdendo a capacidade de armazenar a urina sem deixar escapar o líquido.

O ganho de peso excessivo da mãe, as mudanças hormonais no período e a ocorrência de infecções urinárias mal tratadas também podem contribuir para a incontinência urinária na gravidez.

incontinência urinária na gravidez

Como saber se tenho incontinência urinária na gravidez?

Nem sempre é simples identificar logo que a gestante está com incontinência urinária, pois os sintomas podem ser confundidos com as idas frequentes ao banheiro, o que já é esperado na gravidez.

Mas a incontinência apresenta alguns sintomas específicos, que são:

  • Escape antes de chegar o banheiro (sentir a calcinha bem molhada de urina);
  • Perda de urina ao rir, correr, tossir ou espirrar;
  • Dificuldade extrema para segurar o xixi.

É grave?

Depende! Na maioria das gestantes, a incontinência urinária tende a desaparecer após o parto. Para isso é importante diagnosticar o problema o quanto antes e seguir as recomendações do médico, para prevenir os escapes. Exercícios pélvicos são a base do tratamento (explicamos melhor mais abaixo).

Mas também há casos que os sintomas permanecem após o nascimento do bebê, principalmente quando há lesões nos órgãos pélvicos durante o parto vaginal. Por isso, a mulher deve ficar atenta aos episódios de escape e buscar orientação médica. O tratamento pode variar entre exercícios até a necessidade de uma cirurgia na bexiga, em casos extremos.

Como prevenir a incontinência urinária na gravidez?

Mas a boa notícia é que dá para prevenir ou pelo menos amenizar os sintomas com algumas medidas que podem ser feitas desde o início da gravidez. Confira:

  • Vá sempre ao banheiro, mesmo com pouca vontade, evitando deixar a bexiga cheia;
  • Não segure a urina por muito tempo;
  • Evite o ganho excessivo de peso;
  • Mantenha uma dieta rica em fibras, para evitar a prisão de ventre;
  • Mantenha uma boa higiene íntima, como prevenção da infecção urinária;
  • Faça exercícios de fortalecimento da pelve diariamente.

Como são os exercícios?

Os exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica e abdominal são a forma mais efetiva de prevenir e amenizar os escapes de urina. Eles também são ótimos para a preparação para o parto normal. Os movimentos são conhecidos como exercícios de Kegel.

Veja como fazer:

  • A bexiga deve estar vazia;
  • Contraia os músculos do assoalho pélvico durante 10 segundos, como se você estivesse “segurando” o xixi;
  • Faça o movimento levantando a pelve;
  • Relaxe os músculos durante 5 segundos.
  • Repita o movimento 10 vezes seguidas, três vezes ao dia.

incontinência urinária na gravidez

Os exercícios de Kegel ajudam a gestante a recuperar o tônus muscular e fortalecem o assoalho pélvico, podendo ser feitos inclusive após o parto. É fundamental ser constante no tratamento, cumprindo os exercícios pelo menos três vezes ao dia, para se beneficiar dos efeitos, que podem ser notados após algumas semanas.

Atenção: Caso a incontinência urinária na gravidez piore, o médico deve ser consultado para indicar outra abordagem no tratamento.

 

Leia mais

Dieta na gravidez: acompanhamento nutricional é fundamental

Como controlar a vontade de comer doces na gravidez?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Bom Dia a todas!
    Sabe dizer se tem algum grupo ou página de tentantes? Se tivesse eu gostaria de participar.
    Obrigada!

    4 de outubro de 2018

Deixe um comentário